Semutran realiza ação educativa em parceria com o Detran pelas ruas de Ananindeua

04/10/2021 15h48 - Atualizada em 27/11/2021 17h20

Com o intuito de educar e conscientizar os condutores e ciclistas sobre as regras de trânsito, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semutran) em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) está realizando ação em vários pontos do município de Ananindeua, que  teve início nesta segunda-feira, 04 e segue até amanhã, 06.

Os agentes também estão realizando fiscalização dos veículos para orientar as pessoas e assim combater as irregularidades nas vias do município.

"A ação tem o intuito de conscientizar os ciclistas, pedestres e condutores sobre as regras de trânsito para que todos respeitem e assim possamos ter um trânsito seguro e humanizado. Vamos seguir até esta quarta-feira pelas ruas do município", ponderou Thalles Belo,  secretário de Transporte e Trânsito de Ananindeua.

O ato faz parte do projeto "Educação de Trânsito por todo o Pará" que o Governo do Estado está realizando em parceria com as prefeituras, por meio das Secretárias Municipais de Trânsito.

"O trabalho é voltado para a conscientização da população em relação ao comportamento seguro no trânsito, respeito às regras de circulação, mas acima de tudo que as pessoas possam ter consciência que nos precisamos fazer um trânsito mais seguro, respeitando não somente as regras mas as pessoas que precisam trafegar", concluiu o coordenador da Ação pelo Detran, João Veiga.

Além do trabalho educativo, a Semutran e o Detran em conjunto, estão realizando uma análise do perfil dos condutores do município para que outras ações mais específicas possam ser desenvolvidas.

"Percebemos que muitas pessoas não utilizam o capacete, há o transporte de várias pessoas na motocicleta, não usam o cinto de segurança, o uso do celular ao volante que é um fator de distração é muito comum. Se mudarmos nossa consciência será possível organizar um trânsito com simples ações, mais seguro", finalizou o secretário Thalles Belo.