Agentes de Trânsito de Ananindeua são qualificados com curso de Inspeção Veicular

19/10/2021 13h26 - Atualizada em 29/11/2021 13h28
Secom

Com duração prevista de quatro dias, o curso de Inspeção Veicular iniciou nesta terça-feira, 19, com objetivo de qualificar 22 agentes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semutran), para que possam conhecer as técnicas de identificação de possíveis fraudes nos veículos, documentos e  habilitação do motorista. A capacitação está sendo ministrada por dois instrutores especializados. 

"O curso tem a importância de qualificar os agentes sobre as técnicas de identificação veicular necessárias para a detecção de fraudes e evitar que esse tipo de ilicitude se propague.

Estamos proporcionando a qualificação de todos os agentes de trânsito para  aumentarmos a qualidade e a ampliação dos serviços prestados à população. Antes, eram poucos agentes capacitados com essa inspeção e a partir de hoje teremos todos com esse conhecimento de reconhecer veículos fraudulentos", explicou o diretor de trânsito, Marcelo Simonetti. 

A identificação de veículos fraudulentos é algo bem comum durante as blitzes realizadas pela Semutran, quando são detectados veículos fraudulentos, após serem apreendidos pelos agentes de trânsito e apresentados com o motorista à delegacia para os procedimentos legais.

A agente de trânsito Tarcira Alencar ressalta que o curso não identificará somente a questão da fraude, mas também veículos que são oriundos de furto e roubo, combatendo esse tipos de crimes no município. 

"Sem dúvida, o curso é de grande valia para nós agentes pois precisamos estar sempre atualizados quanto às técnicas utilizadas para as fraudes. Iremos verificar não somente os veículos, mas também os documentos falsificados, assim como chassi e placas. O agente da Semutran não realiza somente fiscalização, ele é capacitado para analisar o carro como um todo, incluindo documentos do motorista, e estamos trabalhando para combater as fraudes no município de Ananindeua", ressaltou a agente. 

Por conta do momento pandêmico e seguindo todas as orientações da vigilância sanitária, os agentes foram divididos em turmas com 11 alunos. O segundo grupo será treinado no início do mês de novembro.