Servidores da Semutran concluem curso de Gestores Municipais promovido pelo Detran

10/12/2021 09h58 - Atualizada em 10/12/2021 12h16

Os servidores da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semutran) concluíram nesta quinta-feira, 09, o curso de capacitação de Gestores Municipais de Trânsito promovido pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), e que foi realizado no período de 06 a 09, na cidade de Castanhal. Participaram do curso também, diversos servidores de outros municípios do Estado.

O curso que teve 40h de carga horária e contou com a participação de 7 servidores do município de Ananindeua, propôs capacita- los sobre os aspectos legais e institucionais da municipalização do trânsito que incluem educação, engenharia e fiscalização, para que o tranalho de prevenção de acidentes, acessibilidade e mobilidade possam ser realizados com mais qualidade a população. Houve o intuito também, de fortalecer a integração entre os municípios e o Estado, trocando experiências com os demais servidores de trânsito.

"O curso foi importante pra nós ao ponto que pudermos não só aprender, mas também interagir e trocar experiências com servidores de outros municípios da região metropolitana. Conhecimentos e experiências estas que nos dão a responsabilidade de nos tornarmos multiplicadores para outros servidores e para a população, e que darão suporte no desempenho das nossas atividades na Semutran. Agradeço ao diretor do Detran, aos instrutores e ao secretário Thales por acreditar na qualificação dos servidores como ferramenta de mudanças", concluiu o coordenador de tráfego da Semutran Raphael de Souza.

"Eles aprendem sobre a gestão de trânsito referente a engenharia e tráfego, educação e noções de operações de trânsito. Com isso conseguimos alcançar três setores: tráfego, operação e educação para o trânsito, os servidores ficam mais completos, tendo uma visão mais ampliada da gestão de trânsito municipal", finalizou o secretário muniyde trânsito Thales Belo.

Foi abordado também durante a qualificação temas como ética, cidadania e comportamento seguro no trânsito. E ao final, os participantes realizaram aula prática voltada para a educação de pedetres e condutores nas vias.

Qualificação de Agentes de trânsito

Buscando sempre oferecer serviços com mais qualidade aos munícipes, esta é a terceira qualificação que os Agentes da Semutran realizam somente neste segundo semestre.

No primeiro, todos os 22 servidores foram qualificados com o curso de Inspeção Veicular, onde adquiriram técnicas de identificação de possíveis fraudes nos veículos e seus documentos, e na habilitação dos motoristas.

O segundo curso foi concluído no fim do mês de novembro e os Agentes aprenderam a confeccionarem um Boletim de Levantamento de Sinistro de Trânsito, que consiste em descrever acidentes ocorridos nas vias do município, que inclui o isolamento do local, registro fotográfico e coleta de dados dos envolvidos.

O boletim servirá para dados estatísticos para se identificar os locais com mais incidência de acidentes e quais são eles, e assim realizar estudos para preveni-los.