Obras de macrodrenagem e infraestrutura viária minimizam alagamentos em Ananindeua

14/03/2023 16h27
Secom

Com investimentos relevantes na macrodrenagem e infraestrutura viária do lado sul e norte do município, desde o início de janeiro de 2021, a Prefeitura de Ananindeua (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (SESAN), diminuiu drasticamente os alagamentos na cidade. 

Nesta terça-feira (14), após mais de 6 horas de chuvas intensas, pontos muito específicos apresentaram alagamentos, tais como as Avenidas Hélio Gueiros e Mário Covas, Arterial 5A, no conjunto Cidade Nova, uma parte dos canais Maguariaçu e Toras, a Rua São João, no Conjunto Júlia Seffer, e o Jiboia Branca, no bairro 40 Horas. Mas assim que a chuva amenizou, os locais secaram e o trânsito voltou ao normal, onde pedestres e motoristas puderam ir e vir aos seus destinos.

Pela manhã, o prefeito doutor Daniel Santos foi até a sala “ Guardião”, onde funciona o Centro de Monitoramento e Operações da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SEMUTRAN), localizada na Rodovia Mário Covas, em frente ao shopping da cidade.

"Apenas uma rua em Ananindeua precisou ser temporariamente interditada pelos agentes de trânsito, a Avenida Hélio Gueiros, no bairro 40 Horas. Inclusive observamos que a água da chuva escoa muito rápido em relação aos anos anteriores, isso significa que os nossos canais estão suportando o volume das águas pluviais e fazendo o fluxo normal do processo de drenagem”, destacou o prefeito Dr. Daniel. 

Para oferecer todo o suporte às famílias atingidas pelo temporal, o prefeito doutor Daniel também acionou a Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), as quais estão nas ruas fazendo um levantamento das casas afetadas.

“O nosso intuito é oferecer o mais rápido possível ajuda para essas famílias atingidas pela forte chuva, por isso toda a nossa equipe da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), juntamente com a Defesa Civil, estamos em uma força tarefa para obter um quantitativo de casas alagadas, e assim prestar a melhor assistência”, frisou a secretária da SEMCAT, Marisa Lima. 

Saiba mais

Em dois anos e três meses a frente da Prefeitura de Ananindeua, o doutor Daniel já entregou os Canais Maguariaçu, que vai do Conjunto Cidade Nova ao Maguari, o Canal das Toras, que vai do bairro Aurá a Águas Brancas, o Canal dos Macacos, que vai do bairro Águas Lindas a Águas Brancas.  

Atualmente, o canal da Arterial 5A, no conjunto Cidade Nova, trecho 1, está em fase de conclusão. Já o Canal 40 Horas, que inicia na Avenida Independência, a estrada do Icuí, no bairro Icuí, e o canal da Cidade Nova VI estão cada um com uma equipe de trabalho.