Prefeitura de Ananindeua segue ouvindo os moradores para planejar o PPA 2022-2025

No encontro foi debatido temas como saúde, educação e segurança

14/07/2021 10h33 - Atualizada em 29/11/2021 10h39

Mais de 200 pessoas participaram da quarta audiência pública do Plano Plurianual (PPA) de Ananindeua. A reunião ocorreu na terça-feira (14) no auditório da Unama, campus BR, e compreendeu o Polo D (os bairros Águas Lindas, Águas Brancas, Girassol, Guanabara, Castanheira, Pedreirinha, Júlia Seffer e Levilândia). O objetivo do encontro foi discutir junto com os moradores, as demandas e carências de alguns serviços públicos da região que compõem o planejamento municipal.

“Quando sentamos para planejar as prioridades nos serviços que devem ser executados em Ananindeua, muitas vezes não são aquelas que os moradores necessitam, por isso é tão importante ouvirmos e debatermos com cada munícipe. Assim, cada cidadão fala o que é fundamental em seu bairro, em sua comunidade, em sua rua. No final vamos reunir todas as demandas e executá-las durante os próximos quatro anos”, afirmou o prefeito doutor Daniel.

Foram discutidos vários temas na reunião, dentre eles a saúde, educação, segurança, infraestrutura, esporte, cultura, gestão ambiental e desenvolvimento urbano. Dona Rita de Cássia, moradora do bairro Águas Lindas, nunca havia participado de uma reunião em que pudesse expor sua opinião sobre as necessidades da cidade, então não perdeu a oportunidade e levou tudo anotado em um pedaço de papel.

“Tivemos nosso momento de fala, fomos ouvidos. Falamos o que a gente pensa, o que sentimos a respeito da nossa comunidade Dom Bosco, tratando de temas como construção de creches para as nossas crianças, saneamento, entre outros. Nossa comunidade é muito precária. Espero que a prefeitura olhe com carinho cada reivindicação que colocamos aqui”, disse dona Rita.

“Nesses encontros, ganham os dois lados: as pessoas, que podem apontar as melhorias que desejam, e o poder público, que passa a compreender melhor as nossas demandas. Espero que após essas reuniões do PPA, o governo venha atender todas as solicitações dos bairros para que Ananindeua possa continuar crescendo”, argumentou dona Ângela Ferreira, de Águas Brancas.

O Plano Plurianual (PPA) é o documento que define as prioridades do governo municipal para um período de quatro anos e a participação social no processo é de extrema relevância. Para o secretário de Governo, Hugo Atayde, a viabilidade das audiências públicas demonstra o compromisso com a transparência do plano de desenvolvimento da cidade. “Após ouvir as pessoas e os mais diferentes segmentos da sociedade, nosso objetivo é implantar ações transformadoras nos próximos quatro anos, que impactem os indicadores e mudem positivamente a vida das pessoas. Um grande exemplo disso é o bairro do Guajará, no dia 01 de julho fizemos a nossa reunião do PPA e no dia 13 já estávamos executando obras de infraestrutura no local”, observa o gestor.

De acordo com a organização, todas as reivindicações debatidas serão incluídas nos próximos quatro anos de vigência do plano de governo, entre 2022 a 2025.