Ananindeua realiza audiências públicas para discussão do Plano Plurianual

Audiências vão ajudar no planejamento da administração municipal para os próximos quatro anos

09/07/2021 11h10 - Atualizada em 29/11/2021 11h24

Durante este mês de julho os moradores de Ananindeua vão poder participar de audiências para discutir o Plano Plurianual (PPA). A intenção é traçar um planejamento das metas da administração municipal para 2022-20025 e quais atividades devem continuar acontecendo e recebendo investimentos da Prefeitura.

“Estamos trabalhando intensamente para construir uma Ananindeua assistida na educação; saneamento e infraestrutura; habitação, segurança, meio Ambiente, saúde e de todas as pastas que é de competência da minha gestão. Por isso, estamos chamando a população para participar junto conosco do planejamento do Plano Plurianual da cidade para os próximos quatro anos”, afirmou o prefeito doutor Daniel.

O terceiro encontro ocorreu no dia 08 de julho na Escola Joaquim Viana, bairro do Coqueiro, e foi aberto para os moradores dos bairros: Una, Atalaia, Coqueiro, 40 horas e Jiboia Branca, os quais compreendem o Polo C. As reuniões estão sendo abertas a qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica.

Dona Beth Mendonça, moradora do Atalaia, ressaltou que deseja que o poder público continue dando atenção aos moradores de Ananindeua. " Em tão pouco tempo à frente da prefeitura, percebemos o cuidado e atenção que o doutor Daniel está tendo com a população. O meu bairro estava esquecido, mas aos poucos estamos vendo as obras retornando. Na saúde, estamos assistidos e com a graça de Deus as aulas vão voltar no segundo semestre e com os professores vacinados. Agora temos a oportunidade de participar do que pode ser feito na cidade. Esse prefeito veio pra fazer história”, ressaltou.

As audiências públicas, que estão acontecendo em diferentes pontos da cidade, é para levar em conta as diferenças e particularidades de cada área do município. Durante as reuniões é feita a coleta de dados e os moradores podem apontar suas críticas, propostas e sugestões para que o documento seja elaborado de acordo com as necessidades locais.

Plano Plurianual (PPA)

O PPA é a primeira etapa do planejamento financeiro e orçamentário de um período de quatro anos. Tudo deve ser detalhado em forma de programas e ações, com todas as despesas, e, em seguida, o documento é encaminhado para ser apreciado na Câmara Municipal dos Vereadores.

Depois disso, com base no Plano, a cidade elabora a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece parâmetros para cumprimento do que está no PPA. Por fim, a Lei Orçamentária Anual (LOA) especifica valores, incluindo as receitas e despesas para os objetivos traçados na LDO.