Censo 2022: próximo de encerrar coleta, Pará tem Disque-Censo ativado nos municípios

23/01/2023 15h16 - Atualizada em 23/01/2023 16h42
Secom

A Superintendência Estadual do IBGE no Pará está na reta final para o encerramento da coleta domiciliar. Por isso, o IBGE ativou o serviço 137 em todos os municípios do estado, possibilitando que qualquer residente em solo paraense ainda não visitado por um agente censitário possa notificar o órgão e solicitar o agendamento de sua visita domiciliar. O IBGE espera ter conseguido cobrir todos os domicílios paraenses até 31 de janeiro.

O tridígito 137 é um serviço gratuito que vinha sendo ativado, desde novembro, em cada município com 100% de setores trabalhados. No Pará, os primeiros municípios a receberem o serviço foram Aveiro, Baião, Bannach, Belterra, Brejo Grande do Araguaia, Cametá, Chaves, Colares, Faro, Floresta do Araguaia, Irituia, Jacareacanga, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Oeiras do Pará, Palestina do Pará, Placas, Santa Bárbara do Pará e São João do Araguaia, em dezembro.

O IBGE lembra que o 137 não serve para o preenchimento dos questionários, e sim para verificar se o domicílio já foi recenseado ou não e, em caso de domicílios não recenseados, solicitar o agendamento da ida do recenseador ao local. O IBGE também alerta que suas equipes não telefonam para nenhum domicílio para obter informações dos moradores.

O serviço 137 ou Disque-Censo é disponibilizado gratuitamente para que moradores ainda não visitados pelos recenseadores possam acionar o IBGE para que ninguém fique de fora do Censo 2022. 

As ligações são recebidas pelas equipes de atendimento do Centro de Apoio do Censo (CAC) e do 0800 721 8181, de segunda a sexta-feira, das 8h e 21h30. Ao ligar para o 137, o usuário escuta uma mensagem inicial na qual é tornado ciente de que o 137 é um “canal exclusivo para atendimento às pessoas que ainda não foram recenseadas pelo Censo 2022”. O usuário também é orientado a se certificar de que nenhum outro residente de seu domicílio já tenha respondido ao questionário do Censo 2022.

Após essa primeira mensagem, é solicitado que o usuário informe seu endereço para ser feita a checagem. Caso o sistema detecte que o endereço já foi recenseado, a informação é passada ao usuário e o atendimento é finalizado. Caso o endereço conste como “não recenseado”, é feito o registro para que a área técnica agende a ida do recenseador ao local, em até 30 dias. O protocolo do atendimento é enviado por e-mail ou, caso o usuário não tenha e-mail, é informado o número para que possa anotar.

Quando o domicílio informado já consta como “recenseado”, o atendente não fornece nenhuma informação sobre o domicílio à pessoa que está ligando para o 137. Por questões de sigilo garantido por lei, é informado que o domicílio já foi recenseado e encerrado o atendimento.

Já em caso de domicílio ainda não recenseado, após encerramento do atendimento, o usuário poderá retornar a ligação para acompanhar o andamento de seu pedido, utilizando o número de protocolo. Em caso de usuário que entre em contato para comunicar que as informações de seu domicílio foram fornecidas incorretamente, o chamado é direcionado à Superintendência Estadual do IBGE no Pará para que seu acompanhamento e finalização possam ser realizados pela equipe técnica estadual.

O serviço 137 está em funcionamento todos os dias (incluindo sábados, domingos e feriados), sempre no horário das 8h até 21h30. Para mais informações, acesse https://censo2022.ibge.gov.br.