Prefeitura de Ananindeua inicia obras de reforma de seis UBS's
Secom
Em menos de 30 dias a prefeitura de Ananindeua autorizou o início de obras de reforma em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) e entregou a UBS Ananindeua e a UBS do Saré totalmente reformadas. Nesta segunda-feira (19), foi a vez da assinatura da ordem de serviço da UBS Guajará I. As Unidades que vão passar por reforma são: UBS Nova Águas Lindas, UBS Pedreirinha, UBS Icuí, UBS Águas Brancas e UBS Heliolândia Rural. As obras devem ser entregues em até 45 dias. Ao todo, mais de 82 mil pessoas serão beneficiar com as Unidades totalmente reformadas.
Durante os atos de assinatura, estiveram presentes, além do Prefeito Doutor Daniel Santos, a secretária Municipal de Saúde, Dayane Lima e vereadores, representando o Poder Legislativo.
De acordo com Ana Catarina Maués, 38 anos, enfermeira e funcionária da UBS Águas Brancas há 8 anos, os funcionários trabalhavam em situações quase que insalubres. "Nós tínhamos dificuldade até de coisas simples do nosso dia a dia que era a utilização de um banheiro e sem contar a questão dos nossos pacientes que era bem desconfortável, era um ambiente que não tinha adequações para confortar nossos pacientes e nem a nós mesmos como funcionários" lamentou.
Sobre a expectativa da reforma da Unidade, a profissional afirma que será como um recomeço para todos os funcionários. "A nossa expectativa para essa reforma são as melhores, é a perspectiva de um recomeço na verdade né? de melhorias tanto para os funcionários que tanto almejamos esse momento aqui na nossa Unidade, quanto também para os nossos pacientes e nossos usuários. Que eles possam ter sentimento de pertencimento a nossa unidade, sentimento de ser bem acolhidos num local que ofereça essa estrutura física", comemorou a enfermeira.
Já Rafaela Pinto, 37 anos, enfermeira na UBS do Icuí, a reforma será muito motivadora para os profissionais e para a população. "A estrutura física da unidade teve alguns reparos, mas por conta do tempo existem sala e equipamentos que não funcionam mais e acaba prejudicando no atendimento da população. A gente chega no ambiente de trabalho e queremos um local com salubridade, com equipamentos adequados, limpo e com certeza isso dá uma motivação e faz bem pra gente. A expectativa com a reforma e que venham novos equipamentos além de um novo ambiente, um novo ar e que a equipe possa trabalhar com mais entusiasmo, e que a gente possa estar oferecendo um maior conforto e qualidade no atendimento", disse.
O planejamento da atual gestão a longo prazo é entregar em dois anos todas as UBS's do município totalmente reformadas. A curto prazo, a prefeitura tem um cronograma para autorizar a reforma de 10 Unidades no primeiro semestre.
De acordo com o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel a assinatura das ordens de serviços para reformas das Unidades de Saúde representa a garantia de que o planejamento para melhorar o atendimento da população está sendo cumprido. "Temos um cronograma para os dois primeiros anos de mandato e queremos reformar todas as unidades básicas de saúde do município. Neste primeiro semestre vamos reformar 10 unidades, que serão entregues todas humanizadas, todas novas com todo conforto e climatização para que o nosso paciente receba um serviço com qualidade quando for procurar o atendimento", afirmou o gestor.
A estratégia da prefeitura no que diz respeito a pandemia da Covid-19 é se estruturar e ter Unidades adequadas para um melhor atendimento. "Precisamos pensar que vivemos em uma pandemia e agora o prioritário é o combate a Covid-19, abertura de leitos, vacinação, identificação dos pacientes, mas precisamos nos preparar para um segundo momento, que depende também, da requalificação das nossas Unidades Básicas de Saúde para que a gente possa ter um local adequado para o paciente ser atendido. Penso muito na ligação deste local como as duas primeiras Policlínicas de Ananindeua que estão sendo construídas, para que na hora em que médico da UBS pedir um especialista o paciente já vai sair dessa sabendo o dia e a hora que vai ser atendido na Policlínica", finalizou o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel.