Ananindeua ganha primeira praça inclusiva da Região Metropolitana.

23/06/2022 17h44 - Atualizada em 23/06/2022 18h08

Brincar no parque pode parecer uma simples atividade para a garotada. Porém, a diversão não é a mesma para as crianças com deficiência física, que acabam sendo excluídas das brincadeiras. No entanto, o lazer é um direito de todos e está previsto em Lei.

Mas, essa realidade, começou a mudar em Ananindeua a partir desta quarta feira, 22, quando a Prefeitura Municipal de Ananindeua (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan), visando a interação e a inclusão social, entregou a primeira praça pública da região metropolitana a ter brinquedos adaptados para cadeirantes.

Para Vanessa Dias, advogada e mãe do Miguel Valentin, tter praças adaptadas é a realização de um sonho de igualdade para as famílias e as crianças “Não existe presente melhor do que esse para nós mães, ver a alegria dos nossos filhos. Esses brinquedos  com toda certeza é uma vitória e conquista para nós pais que temos filhos extraordinários. Quando soube que a inauguração seria hoje,  não pensei duas vezes e trouxe o meu filho para participar desse momento histórico da nossa cidade,” disse Vanessa.

Após o projeto de lei sancionado e aprovado pela Câmara Municipal de Ananindeua (CMA), a partir da inauguração da Praça Lauro Ferreira, localizada no bairro Guajará se torna obrigatório a instalação em todos os espaços de lazer que serão construídos, reformados e revitalizados em Ananindeua.

“O objetivo é garantir o acesso irrestrito para crianças com deficiência e cumprir com o estabelecido na Constituição Federal no que refere-se à acessibilidade como direito social de todo cidadão em sintonia com a Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Estatuto da Criança e do Adolescente. Vamos ampliar a outras áreas do município essa mesma estrutura. O ato de brincar possui um efeito biológico e psíquico estimulante, contribuindo positivamente para o crescimento pessoal, promoção da cidadania e a inclusão social de inegável valor”, ressaltou o prefeito Dr. Daniel.

A iniciativa inédita da prefeitura de Ananindeua proporciona mais qualidade de vida no dia a dia das famílias que buscam saúde, lazer e entretenimento e agora, também, garante total acessibilidade aos frequentadores.

A praça Paulo Ferreira conta também com academia ao ar livre, duas áreas de recreação para a diversão da criançada, paisagismo, bancos, iluminação pública em LED e acessibilidade.

Para Gleyson Macedo, presidente do Instituto de Pessoas com Deficiência de Ananindeua (IPDA), a criação de espaços como este remete a interatividade e respeito a crianças, jovens e adultos cadeirantes “Essa inclusão não pode ficar restrita somente à família. "A intenção desses novos espaços é expandir para outras crianças, possam ter essa interatividade, o respeito e o direito ao lazer".