Programa Ilumina tem meta de substituir 38 mil pontos de iluminação pública para LED

30/11/2021 16h10 - Atualizada em 05/12/2021 15h05

O Programa Ilumina da Prefeitura de Ananindeua avança a cada dia e novos locais estão sendo beneficiados com a substituição de lâmpadas a vapor para LED. Desde de maio de 2021, quando o projeto foi lançado no bairro de Águas Brancas, o Departamento de Iluminação Pública (DIP) já trocou até hoje, 29, mais de 4.500 pontos.

"Desde que fui vereador e mesmo como deputado, presidente da Alepa, sempre recebi vários pedidos de ajuda por conta da iluminação pública. Quando assumi a gestão, em janeiro deste ano, pedi um projeto para o secretário da Sesan, Paulo Macedo, para que pudesse melhorar a iluminação pública da cidade e foi dessa forma que surgiu o programa Ilumina- Mais luz para Ananindeua," ressaltou o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel.

A meta da prefeitura é substituir todos os 38 mil pontos da cidade para o novo sistema de iluminação pública que tem maior durabilidade e claridade. O Programa Ilumina - Mais luz para Ananindeua, além de gerar mais conforto, segurança e
qualidade de vida para os moradores, reflete diretamente na economia dos cofres públicos da prefeitura. O município irá economizar 55% na iluminação pública, com isso a gestão poderá ampliar ainda mais os serviços oferecidos à população. A Iluminação em LED gasta menos energia, além de não agredir o meio ambiente, fomentando a sustentabilidade. Mas o principal benefício do programa é oferecer qualidade de vida e mais dignidade aos moradores do município.

Dona Benedito Santos, auxiliar de enfermagem, agora aproveita as noites para passear com seu cachorro. “Moro há dez anos na rua do Fio, no bairro Guanabara, e a iluminação trouxe muitas mudanças para nossa rua. Trouxe mais segurança, já que antes era muito escuro. Eu tinha medo de sair na rua. Agora posso passear com meu cachorro com tranquilidade. Também ficou melhor para andar nas calçadas”, contou.

Maria das Graças estava animada com a novidade. “Melhorou muito depois que essa luz chegou para nossa comunidade, porque antes era muito escuro e não era seguro. A gente tinha medo de deixar as crianças brincando fora de casa. Antes, quando anoitecia, já entrava para casa com medo de assalto. Agora as crianças podem ficar na porta brincando e a gente também fica mais à vontade. Melhorou bastante”, concluiu Maria, moradores do Conjunto Girassol, no bairro de Águas Brancas.

Solicitação de serviço

A Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) também conta com a ajuda da população para identificar pontos que necessitem de melhor iluminação. Para realizar o reparo nas luminárias, o morador pode ligar de segunda a sexta-feira, das 09 às 15h, para os seguintes números de telefone: 3268 6972 e 0800 2007175 ou enviar mensagem via WhatsApp para 99183-1059 com o nome,  telefone e endereço completo ( rua, perímetro  bairro) e o número do poste ou número da casa que o poste está na frente.

Locais que já foram contemplados com o programa ilumina

Conjunto Girassol, no bairro de Águas Brancas: 378 luminárias em LED.

Comunidade Nova Jerusalém, no Curuçambá: 500 pontos substituídos por LED.

Área dos Correios, no bairro Águas Lindas: 110 pontos.

Comunidade Dom Bosco, no bairro de Águas Brancas: 151 pontos de iluminação em LED.

Conjunto Stélio Maroja, no bairro Cidade Nova: 120 lâmpadas.

Comunidade Jardim Jader Barbalho, bairro do Aurá: 400 pontos.

Comunidades Malvinas - Bairro Maguari: 204 pontos.

Park Anne, no conjunto Júlia Seffer: 130 pontos

A Sesan vem instalando também as luminárias em LED nos mais de 110k m de ruas asfaltadas que já foram entregues até agora, bem como em praças e quadras poliesportivas que estão sendo revitalizadas. Por esse motivo, o programa Ilumina já atendeu também os bairros Guanabara, Cidade Nova, 40 Horas, Distrito Industrial, Centro e ainda irá se estender aos demais bairros do município.