Ananindeua ganhará um novo cartão postal

A Orla de Ananindeua será uma área de convivência e lazer às margens do rio Maguari.

15/10/2022 14h59 - Atualizada em 15/10/2022 15h19

Para valorizar e modernizar a cidade, torná-la ainda mais agradável aos cidadãos de Ananindeua, o prefeito doutor Daniel Santos vem desde o início do seu mandato transformando e criando novas áreas de lazer, recreação, convivência e vias do município. Neste sábado, 15, a Prefeitura Municipal anunciou, apresentou e assinou a Ordem de Serviço para a construção da Orla de Ananindeua que terá vista para o Rio Maguari.

Com um projeto inovador, que dará aos habitantes sentimento de cuidado, pertencimento e orgulho, além de movimentar o turismo, a economia local, gerar empregos e atrair novos investimentos para a cidade, a Orla de Ananindeua irá interligar os bairros do Icuí e 40 Horas, e terá aproximadamente 7 km de extensão, mas a construção será feita em etapas.

O primeiro trecho inicia nos próximos dias no bairro do Icuí e serão feitas intervenções nos primeiros 800 metros que contemplará um mirante cascata, um deck onde as famílias poderão contemplar o rio e fazer selfies, terá ainda ciclovia, pista de passeio, playground para o público infantil, área de lazer e recreação para jovens e adultos com quadras, mesa em concreto para o Teqball (futebol de mesa), estacionamento amplo e modernos quiosques container, além de banheiros masculino, feminino e para Pessoas com Deficiência (PCD). Também serão instaladas diversas luminárias, onde o público terá a garantia de segurança e claridade no período noturno, dentre outros atrativos.

“Essa obra é a realização de um sonho antigo dos moradores de Ananindeua. Esse investimento vai mudar a história do município. A construção da orla atenderá não só a questão do lazer, diversão e contemplação da natureza, a obra trará também melhorias econômicas, pois o turismo gera renda e emprego. Garanto que será o cartão portal de Ananindeua. Quero ver o nosso município entre as cidades que mais valorizam a natureza e a riqueza local”, pontuou o prefeito doutor Daniel.

O vice-prefeito Erick Monteiro ressaltou a satisfação em participar da execução de mais uma grande obra no município e também enfatizou sobre a importância da mesma. “É uma obra moderna que vai trazer muitos benefícios para Ananindeua. Vai melhorar a infraestrutura, proporcionar lazer para os moradores, mais dignidade aos cidadãos, fomentar a economia e o turismo. Tenho muito orgulho em contribuir e em fazer parte deste marco para essa cidade que tanto amo”, complementou.

Dona Maria Lúcia Alves, de 60 anos, é moradora do bairro Icuí há 35 anos e contou que a orla é a realização de um sonho. “Há anos lutamos para ver o nosso bairro crescendo, melhorando, o prefeito doutor Daniel veio e olhou pra gente, olhou para as dificuldades que enfrentamos diariamente, trouxe ruas asfaltadas, trocou as lâmpadas dos postes por LED e agora a construção da orla, que vai melhorar e muito o nosso bairro. Não vamos mais precisar nos deslocar até Belém para ver o rio, vamos poder contemplar aqui de perto mesmo”.

Maria Sebastiana Leão, de 57 anos, disse que já estava desacreditada na construção do novo espaço de lazer de Ananindeua. “Vim morar aqui no Icuí em 2017 e desde então apenas ouvia falar sobre melhorias que iriam ser feitas no nosso bairro, praticamente nada era feito, mas com o doutor Daniel é só vitória, no tempo certo Deus enviou o nosso prefeito que já trouxe a mudança que tanto esperávamos. Essa orla vai valorizar nosso município, nosso bairro e nossas casas, vamos ter emprego. Tô até emocionada. Só tenho que agradecer. Obrigada”.

Já o morador Raimundo Farias, de 55 anos, comentou que a orla vai trazer qualidade de vida para a população. “Moro aqui há 12 anos e tenho certeza que essa orla vai ser de grande importância para nós, moradores da região, porque há muito tempo nós sonhávamos que a gestão pudesse olhar para essa mata e transformá-la em benefício dos cidadãos, pois já cansamos de escutar sobre assaltos que acontecem, pessoas que entram aí para se drogarem ou motos que são roubadas e são jogadas aí. Então nós nos sentíamos inseguros, mas com essa obra, que vai valorizar a nossa área, vai mudar a nossa maneira de viver e trazer mais segurança, além de ser uma alternativa de lazer para nossas crianças e jovens, que são muito carentes”.

Ananindeua em outro patamar, patamar esse de obras estruturantes e transformação de vidas, mudando a cara da cidade e tornando o segundo município mais populoso do Estado do Pará uma referência em gestão pública. "Ao final da nossa gestão quero que os moradores deixem de olhar para o trânsito, para essa correria do dia a dia e possam olhar para as belezas naturais que são os nossos rios. Tenham certeza que vamos continuar trabalhando e cuidando da nossa cidade, construindo uma Ananindeua melhor para cada morador que vive aqui e levando o nosso município para outro patamar", concluiu o prefeito doutor Daniel.