Jaderlândia, Atalaia, Francisquinho e Santa Marta terão 100% das ruas com luminárias em LED.

28/02/2023 10h52 - Atualizada em 28/02/2023 11h33

Visando destacar e valorizar ruas e ainda gerar economia aos cofres públicos, a Prefeitura Municipal de Ananindeua(PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan), dá sequência no trabalho de substituição de lâmpadas comuns por LED.

Na noite da segunda-feira, 27, o Prefeito Dr. Daniel Santos, com vereadores de Ananindeua, assinaram a Ordem de Serviço que garante a modernização da iluminação pública das vias do Jaderlândia, Atalaia, Francisquinho e Santa Marta. Ao todo, serão trocadas 2.150 lâmpadas a vapor para LED.

Segundo o prefeito Dr. Daniel Santos, a melhoria consiste na substituição das lâmpadas comuns amarelas (lâmpadas de vapor de sódio), por novas lâmpadas brancas de tecnologia LED (Light Emitting Diode). As vantagens do uso de LED na iluminação pública não se limitam às linhas econômicas. “A tecnologia também traz benefícios ambientais, por ser livre de metais pesados; ser composta por materiais recicláveis; e ter vida útil prolongada, diminuindo a necessidade de descarte”, apontou o gestor.

O Programa Ilumina Mais Luz para Ananindeua, criado em Janeiro de 2021, abrange diversas ruas do município, oferecendo mais segurança, claridade das vias e durabilidade das lâmpadas, resultando na valorização dos espaços urbanos e aumentando a percepção de segurança no período noturno.

Segundo o prefeito, o serviço está sendo realizado com recursos próprios, em que uma empresa foi contratada, por processo licitatório, para realizar a troca das lâmpadas. “Os recursos para custeio dessa melhoria, são dos próprios impostos pagos pelos contribuintes da nossa cidade”, finalizou o prefeito.

A modernização da iluminação pública, é um projeto amplo que segue com a expectativa de atingir as 38 mil luminárias da cidade, onde mais de 21 mil pontos já contam com luminárias em LED.