Prefeitura de Ananindeua entrega 1º Mercado Climatizado da Região Norte

O Mercado da Independência passa a ter climatização por ventilador umidificador de ar

19/10/2023 07h50 - Atualizada em 19/10/2023 08h53

Novo mercado da IndependênciaNo dia 15 de setembro, a população do bairro do Distrito Industrial ganhou o novo mercado da Independência - antigo mercado do Elo Perdido. O nome não mudou por acaso, além de ser localizado na avenida independência com a avenida Zacarias de Assunção, o mercado também dar fim a uma área que tinha um estigma de abandono e insegurança.

"O prédio foi reconstruído do zero, o antigo espaço que continha ruínas de antigos boxes que não serviam pra nada, apenas para esconderijo de usuários de drogas e assantantes, foi derrubado ao chão" complementa o Prefeito Doutor Daniel que atendeu o anseio de mais de 60 permissionários que pediam um novo espaço. Em vez de uma simples reforma, a antiga feira deu lugar a um Mercado com arquitetura inspirada no estilo neoclássico francês. E, pra dar conforto aos feirantes e consumidores, foram instalados ventiladores umidificadores de ar. O Mercado da independência é o primeiro a ter climatização.

Na reinauguração do Mercado, além da presença do prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, e da ocmunidade local, também estiveram autoridades políticas como a deputada Federal, Dra. Alessandra Haber, o Deputado Estadual Erick Monteiro, vereadores e secretários Municipais.

Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos

“Neste dia especial quero cumprimentar cada permissionário que vai usar esse espaço para tirar o sustento de sua família. Quero agradecer a vocês que sempre acreditaram em nosso trabalho e que nunca perderam a esperança que este local sairia do papel. Cuidem desse espaço, preservem ele, passou do tempo que as feiras eram locais sujos e desorganizados, isso não existe mais! As pessoas querem comprar em locais limpos, bonitos, organizados e que se sintam bem”, esclareceu o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos.

Deputada federal, Dra. Alessandra HaberA Deputada Alessandra conseguiu emenda para a construção do mercado. "Olhando para esse local, não tem como não se emocionar, sabendo que vai transformar a vida da família de vocês. Peço que cuidem, que zelem por este patrimônio. Não é só um mercado, é um ponto turístico, um espaço que apresenta um novo olhar sobre Ananindeua, que nos representa", pontuou a deputada federal.

Projeto do novo mercado

Este é o sétimo mercado entregue em 2 anos e 8 meses. "A reconstrução predial, o paisagismo e a estética foram pensados e desenvolvidos pela equipe do departamento projetos da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (SESAN), uma das novidades foi o estilo Retrô: com porta francesa com arcos - em ferros e vidros e pé direito duplo, e as arandelas e a fachada em azul marinho dão um ar de uma arquitetura bucólica e charmosa lembrando os bistrôs parisienses", reiterou o secretário da SESAN, Paulo Macedo.No piso foi utilizada uma técnica que imita os ladrilhos da época, cobertura e estrutura aparente, que reduzem a transmissão de calor e barulho, os boxes foram padronizados e setorizados, dentre outras benfeitorias que garantem mais conforto aos feirantes e visitantes.

O projeto do mercado com características clássicas e contemporâneas foi apresentado aos feirantes antes mesmo da Assinatura de Ordem de Serviço. Cada detalhe foi acompanhado pelos permissionários que estavam na expectativa.

Espaço acolhedorO visagismo do mercado da Independência foi criado para trazer ao consumidor uma espaço acolhedor, arejado e bonito para fotos. “Criamos um mercado com o toque de época, tipo uma quitanda, um mercado de antigamente. Pesquisamos o tipo, o estilo da arquitetura, nos melhores mercados do mundo, e aí são vários neste modelo. Trazemos esse espaço bucólico para todos os frequentadores”, disse Niciana Noura, diretora do Departamento de Projetos da SESAN.

A nova estrutura conta ainda com a modernização dos sistemas hidráulico, elétrico e de águas pluviais, telhado que reflete a radiação solar e a diminuir o ruído externo, claraboia para melhorar a circulação luminosa e ventilação externa - gerando economia de energia para os feirantes.

Administração do Espaço

O mercado é gerenciado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), responsável pela fiscalização e orientação junto aos feirantes.

O mercado possui 61 espaços adequados para os feirantes: hortifruti, armarinho, confecção, barbearia, lanchonete, restaurante, padaria, produtores naturais, frango, carne, açaí, carvão, hortifruti, camarão, tempero, mercadinho, depósito, farinha, poeixe, artesanato, diversos, armarinho e a administração.

Dona Antônia Soledade

Dona Antônia Soledade, 54, é feirante do mercado desde 2004, e não esquece como era o mercado quando iniciou o seu trabalho. “Comecei aqui [mercado da independência] vendendo cafezinho e lanche. Aí depois mudei para refeição, e aí tô até hoje. O antigo mercado era bem feio. Era só um galpão com umas coisas bem feias, umas gaiolinhas. Aí bem mais feia, depois eles reformaram, fizeram o piso, mas nem terminaram tudo. Agora tá tudo lindo! Temos um espaço melhor para trabalhar”.

A secretária da SEDEC, Ivelane Neves, lembrou de como era o espaço antes da reconstrução. “No início da gestão foi realizada uma visita neste local, e foi identificado que os feirantes ficavam em um local insalubre para o desenvolvimento do trabalho: cheios de tratos, com esgoto a céu aberto e estrutura condenada pelos corpos de bombeiros. Hoje, a entrega do novo mercado, é um marco para o bairro do Distrito Industrial e para todos que vão frequentar”.