Ananindeua agora tem uma Orla de frente para o rio.

Obra inédita leva orgulho aos moradores da cidade e região metropolitana.

04/12/2023 10h49 - Atualizada em 04/12/2023 13h39

Ananindeua encontra-se em um outro patamar. Prova disso é todo trabalho inovador, contemporâneo e inédito que vem sendo realizado desde 2021 no município pela atual gestão. Obras já entregues e outras em andamento, as quais se tornam o grande cartão postal da cidade. Mas tem uma, em especial, que está sendo única na cidade, até então. A primeira Orla de Ananindeua, projetada de frente para o rio Maguari e está localizada no bairro Icuí, na Avenida Santa Fé com a Estrada do Icuí.

A Orla é um espaço onde moradores e visitantes de outras cidades poderão conhecer um outro lado da cidade, sem vista para prédios, casas e empreendimentos.

Prefeito de Ananindeua, doutor Daniel Santos.

“Quem diria que um dia nossa cidade teria uma bela janela para os nossos rios. Foi um projeto audacioso, e Ananindeua merecia uma obra como esta. Confesso a todos vocês que estava ansioso para ver as famílias aqui na Orla, com o sentimento de valorização e respeito do qual todos munícipes merecem, afinal fui eleito para entregar o meu melhor como prefeito. Agradeço a confiança. É com grande orgulho que o nosso slogan está na boca do povo, é Ananindeua em outro patamar”, enfatizou o prefeito doutor Daniel Santos durante da cerimônia de entrega da primeira orla da cidade que ocorreu neste domingo (03).

Quadras para a prática de esporte.O espaço traz vários atrativos, a população pode praticar caminhada, pedalar, bem como praticar atividades esportivas nas quadras de tênis, beach Tênis, vôlei e futevôlei. Também existe a área play, onde os amantes do esporte de futmesa poderão disputar suas partidas.

A Orla ganhou uma área gastronômica, além de um deck todo acessível e iluminado. O espaço multiuso é coberto para encontros com amigos e reuniões, onde contém bancos com designer contemporâneos e imponente, além da área multi estação calistenia (academia), com iluminação pública toda em LED, calçada, lixeiras, estacionamento para carros, motos, bicicletas.

Vista panorâmica.Mas, segundo a Prefeitura de Ananindeua, o maior atrativo e o desta grandiosa obra é que ela fica com a visão panorâmica de um braço do rio Maguari, pois em toda a extensão da orla, independente em que parte o visitante esteja, ele poderá apreciar a bela paisagem.

A cerimônia de entrega contou com centenas de pessoas que foram prestigiar e conhecer o novo cartão postal da cidade, entre elas estavam vereadores municipais, o secretariado de Ananindeua, deputados estaduais e federal e moradores locais que lotaram o espaço e aprovaram a inédita obra para o município. Algumas, vale destacar, chegaram pelo furo do Rio Maguari com suas embarcações, caiaques, jet-ski, stand-up e barcos. Conheceram a orla por um outro ângulo, a festa também foi grande nas águas.

Cléber Silva, desfilando com uma Super Truck.Cléber Silva, morador do Icuí estava desfilando com o seu hobby, uma Super Truck, ou seja, uma miniatura de caminhão, o morador comentou sobre a felicidade de se sentir incluso e da valorização do seu bairro, também salientou sobre agora poder desenvolver mais ainda seu hobby, pois terá local para mostrar. “Eu não consigo nem explicar, nem nos meus maiores sonhos eu podia sonhar com isso, tô trazendo meu caminhão que demorou cerca de dois anos para ser terminado e agora fazendo o maior sucesso, e isso não tem nada que pague”, relatou empolgado.

Ana Maria, grupo catraca de bicicleta (camisa preta).Para Ana Maria, moradora da Cidade Nova e participante do grupo catraca de bicicleta há cerca de 2 anos, ter um espaço reservado para prática esportiva tão perto é motivo de grande comemoração. “Eu entrei no grupo por incentivo do meu marido, achava ruim ter que ir pra longe pra praticar nossas aventuras de bicicleta, mas agora com esse novo espaço que fica no nosso município, vamos nos reunir sempre com nossa turma”, disse Ana.

Secretário de Saneamento e Infraestrutura (SESAN), Paulo Macedo.“Quero dizer que estou muito muito feliz de entregar essa obra inédita para o município. Como engenheiro e morador de Ananindeua, sei da importância dessa obra que elevou ainda mais o município a um outro patamar. Aproveito para reforçar a todos, que a missão da equipe SESAN é tirar do papel o sonho e torná-lo realidade”, ressaltou o titular da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (SESAN), Paulo Macedo.

Arquiteta, Niciana Noura (centro), ao lado da equipe de trabalho da Orla.Para a arquiteta Niciana Noura, que junto com a sua equipe teve a missão de tirar do papel e colocar em prática o projeto da orla, contou que ver hoje o espaço lotado de pessoas felizes é a certeza do dever cumprindo. “Quando eu recebi a missão de criar o projeto, deu aquele frio na barriga, pois sabíamos a importância da obra para todos os moradores. Durante a semana contive o choro, mas ao participar do ato do desenlace da fita inaugural, não pude conter as lágrimas, pois fui agraciada de ter o meu nome na placa de inauguração. Uma surpresa e uma honra também. E aproveito pra dizer que junto com minha equipe de arquitetos vamos continuar criando espaços de qualidade e inovadores”, frisou a idealizadora do projeto.Nova Orla trazendo lazer para os moradores e visitantes.

Demais benfeitorias ao entorno da Orla

Outra benfeitoria feita no bairro Icuí foi a melhoria na infraestrutura, com o serviço de requalificação da malha viária da Avenida Santa Fé, com ciclovia, além do estacionamento para carros, motos, idosos e PCD, sinalização viária e a modernização da iluminação pública em LED.

A Orla de Ananindeua, além de se tornar um ponto turístico da cidade, hoje fomenta renda para famílias que poderão fornecer aos visitantes comidas, bebidas e diversão ao ar livre em uma área de 860 metros de extensão, com vista privilegiada para o rio Maguari.