Ananindeua está na expectativa de imunizar a população contra a Covid-19, ainda nesta quarta-feira (20)
Secom
Após a autorização da Anvisa e o anúncio do governador do Pará de ir buscar as primeiras doses das vacinas contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU) afirma que está preparada para imunizar o primeiro grupo, na próxima quarta-feira, dia 20.
O plano de vacinação do município já estava pronto, apenas aguardando as doses distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sespa). O Pará deve receber 124 mil doses. Mas a prefeitura de Ananindeua aguarda da Sespa, o quantitativo de doses a ser enviado para o município e como será distribuído por grupo.
Todos os municípios paraenses devem seguir as diretrizes estaduais. Nesta primeira fase serão vacinados os profissionais de saúde, índigenas, quilombolas e idosos em asilos. Ananindeua possui uma comunidade quilombola com mais de 300 anos de história que deverá ser uma das primeiras imunizadas da região Norte. O Abacatal tem 152 famílias vivendo numa área de 318 hectares.
Seguindo todos os protocolos sanitários, as equipes da SESAU devem distribuir os imunizantes na comunidade, assim como no único asilo que existe no município.
Quanto aos profissionais de saúde, serão vacinados àqueles que trabalham na linha de frente do combate ao Coronavírus em todas as unidades de saúde de Ananindeua.
Há 9 meses atrás, era reconhecido o Estado de Calamidade Pública no município de Ananindeua, em decorrência da Covid-19, pela Assembleia Legislativa do Pará. De lá pra cá, a paraense e moradora de Ananindeua, Natalina Miranda Silva, de 61 anos, técnica em enfermagem, perdeu muitos amigos para a doença e não via o dia de chegar a tão esperada vacina.
“Fiquei muito emocionada porque, graças à Deus, chegou. Fiquei muito feliz. Todo esse tempo, ajudei muitas amigas profissionais de saúde, mas perdi outras. Estava rezando muito por todos nós e deu certo”, disse dona Natalina, que trabalha na Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
“Eu trabalho há 23 anos nesta unidade e sou responsável pela dispensação das doses de vacinas que vão para todos os postos e hospitais de Ananindeua. Eu conheço a importância da vacina pra saúde pública”, reiterou a profissional de saúde que todo esse tempo conseguiu se proteger e não contrair o vírus.