Ananindeua investe em estrutura itinerante para conter avanço da Covid-19
Secom
A principal estratégia da prefeitura de Ananindeua no combate a Covid-19 completou um mês de atividades no último dia 9 de fevereiro. O Programa intitulado “Ambulatório Itinerante” já atendeu mais de 2.500 pessoas. Durante todas as ações são realizados testes de Covid-19 (IGG, IGM e IGG+IGM e Swab) e neste aspecto, os números de casos confirmados neste primeiro mês do Programa foram de 410. As ações do Ambulatório Itinerante ocorrem sempre às terças, quintas-feiras e aos sábados, e já percorreram 12 bairros diferentes. A testagem da população é uma das maneiras mais eficazes de evitar a proliferação da Covid-19. Dentre as várias funções da testagem, destaca-se a identificação precoce dos casos, facilitando o isolamento e reduzindo a possibilidade de contaminação.
O município de Ananindeua vem atendendo os moradores que apresentem sintomas da doença e procuram a estrutura itinerante, garantindo serviços de saúde que evitam que casos leves ou moderados evoluam para quadros graves. Por outro lado, os serviços de saúde e de testagem seguem sendo ofertados também em uma unidade permanente de atendimento fixo e exclusivo para pessoas com suspeita de estarem com a Covid-19. De 1º de janeiro a 09 de fevereiro passaram pelo atendimento na unidade mais de 6 mil pessoas, deste total, 2.633 fizeram o teste. Os resultados positivos correspondem a 24.6% do total de testes realizados.
Para Maria Celina, de 55 anos, a avaliação dos serviços oferecidos pelo Programa é positiva. “Eu procurei o atendimento do Ambulatório porque estava com muitas dúvidas. Em maio do ano passado tive Covid-19 e estou com algumas sequelas e devido a elas passei um pouco ruim e resolvi procurar um Ambulatório. Fiz os exames e graças a Deus deu negativo. Fiz o teste rápido e aproveitei para fazer outros que também deram negativo. Usei todos os serviços oferecidos e eu avalio que todos são excelentes”.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde de Ananindeua, Dayane Lima, acompanhar os casos identificados durante as ações itinerantes e testar a população é um termômetro que influencia diretamente na resposta da Secretaria para conter o avanço do Coronavírus. "A estratégia da atual gestão no combate a Covid-19 vai além da vacinação dos profissionais de saúde, idosos institucionalizados, idosos acamados, não acamados e população quilombola. Ela assegura que entre os municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB), Ananindeua consiga monitorar o avanço da Covid-19 para poder agir de forma rápida e precisa", afirmou a titular da pasta.
Boletim Covid-19 em Ananindeua
Casos confirmados: 13.049
Recuperados: 12.640
Óbitos: 409
*Dados atualizados no dia 11 de fevereiro.
Serviço – Ambulatório Itinerante
Os atendimentos do Ambulatório itinerante seguem orientações e critérios médicos. Quem procurar pelos serviços poderá contar ainda com uma equipe multidisciplinar com médicos, farmacêuticos e enfermeiros, que atuarão no atendimento médico e ambulatorial e na dispensação de medicamentos, além destes serviços é oferecido ainda atendimento de regulação, vacinas para hepatite B, tríplice viral, influenza, HPV e testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis. A confirmação do local da ação é feita pelas redes sociais da Prefeitura de Ananindeua.
Serviço – Ambulatório Fixo:
O atendimento fixo fica disponível na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aimmee Semple Mcpherson, na Cidade Nova 5 - WE 19, nº 241 - Coqueiro, sempre das 8h às 18h. No local é possível obter orientações, atendimento médico e hospitalar, dispensação de medicamentos, atendimento psicológico e assistência social, entre outros.