Programa Ambulatório Itinerante completa 1 mês de oferta de serviços de saúde aos moradores de Ananindeua

09/02/2021 12h06
Secom

Neste dia 9 de fevereiro a prefeitura de Ananindeua completa um mês da implantação do Programa “Ambulatório Itinerante”, que tem como objetivo o combate ao Novo Coronavírus, levando aos bairros do segundo município mais populoso do Pará, serviços de saúde que evitem que casos leves ou moderados evoluam para quadros graves. Neste primeiro mês foram registrados 2.369 atendimentos. "A estratégia da atual gestão no combate a Covid-19 vai além da vacinação dos profissionais de saúde, idosos institucionalizados, idosos acamados e idosos não acamados e população quilombola. Ela assegura que entre os municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB), Ananindeua consiga monitorar o avanço da Covid-19", afirma a secretária de Saúde de Ananindeua, Dayane Lima. 

Durante todas as ações do Programa são realizados testes de Covid-19 (IGG, IGM e IGG+IGM e Swab) e neste aspecto, os números de casos confirmados neste primeiro mês foram de 410. As ações do Ambulatório Itinerante ocorrem sempre às terças, quintas-feiras e aos sábados, e já estiveram em 12 bairros diferentes neste primeiro mês.

Os atendimentos das ações itinerantes seguem orientações e critérios médicos. Quem procurar pelos serviços poderá contar ainda com uma equipe multidisciplinar com médicos, farmacêuticos e enfermeiros, que atuarão no atendimento médico e ambulatorial e na dispensação de medicamentos, além destes serviços é oferecido ainda atendimento de regulação, vacinas para hepatite B, tríplice viral, influenza, HPV e testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis. 

Para Maria Celina, de 55 anos, a avaliação dos serviços oferecidos pelo Programa é positiva. “Eu procurei o Ambulatório Itinerante porque estava com muitas dúvidas. Em maio do ano passado tive Covid-19 e estou com algumas sequelas e devido a elas nessa madrugada passei um pouco ruim e resolvi procurar um Ambulatório. Fiz os exames e graças a Deus deu negativo. Fiz o teste rápido e aproveitei para fazer outros que também deram negativo. Usei todos os serviços oferecidos e avalio que todos são excelentes”. 

Sobre a realização do Programa a cada dia em um bairro diferente, Maria Celina acredita que a estratégia do município é a melhor para a população que tem alguma dificuldade em se deslocar para locais mais distantes das suas residências. “Estava com dúvidas e como eu moro próximo ao local onde está sendo realizado o Ambulatório Itinerante desta terça-feira, eu resolvi aproveitar para buscar o atendimento. Semana passada eu soube que estava em outro local, mas eu não pude ir por causa da distância e do horário do meu trabalho. Hoje ficou mais fácil por estar mais perto da minha casa”, disse.

Posto fixo garante atendimento diário de pacientes com suspeita de Covid-19

A estratégia municipal de combate a Covid-19 utiliza ainda uma Unidade de forma permanente para atender a população. A partir desta quinta-feira (11) o atendimento fixo e exclusivo para Covid-19 estará funcionando na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aimmee Semple Mcpherson, na Cidade Nova 5 - WE 19, nº241 - Coqueiro, sempre das 8h às 18h. No local é possível obter orientações, atendimento médico e hospitalar, dispensação de medicamentos, atendimento psicológico e assistência social, entre outros, além da realização de exames para diagnóstico do Novo Coronavírus. De 1º de janeiro a 08 de fevereiro foram atendidas 5.850 pessoas no ambulatório fixo de Ananindeua. Deste total, 648 pessoas testaram positivo para Covid-19. 

Serviço:

Os locais das ações do Programa Ambulatório Itinerante são amplamente divulgadas nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Ananindeua.

Para obter mais detalhes acesse os perfis oficiais da Prefeitura. 

Dias de ação do Programa Ambulatório Itinerante: Terça-feira, quinta-feira e sábado.