Ananindeua deve comprar vacinas para imunizar a população

16/03/2021 09h31
Secom

Nesta terça-feira, 16, com aprovação da Câmara dos vereadores de Ananindeua, o prefeito Dr. Daniel sancionou a lei municipal N°14, legitimando a participação do município no Consórcio de prefeituras que pretende comprar vacinas para combater a pandemia do Coronavírus. 

O novo instrumento legal tem a consonância do Supremo Tribunal Federal, dando direito e autonomia ao município de, por meio do Consórcio público, adquirir também medicamentos, insumos e equipamentos da área de saúde. No caso, da vacina, com a adesão dos municípios brasileiros, será possível comprar vacinas em larga escala, reduzindo o custo. 

O prefeito Dr. Daniel reforça a urgência da vacinação em massa para conter o avanço do contágio e o colapso no sistema de saúde. 

"Sei que o Estado tem sido incansável na busca e distribuição de vacinas para a população. Mas esse projeto de lei permite que Ananindeua possa também entrar na corrida pela vacina, avançada no calendário de imunização da nossa população", reiterou o prefeito. 

Desde o último fim de semana, Ananindeua segue aplicando a segunda dose em idosos e aguarda a chegada de novo repasse para dar continuidade à aplicação da primeira dose e avançar às outras faixas de idade. 

É importante lembrar que a compra de vacinas é competência constitucional do governo federal. Mas diante da pouca oferta de doses de imunizantes no país, o Consórcio passa a ser uma alternativa de aquisição que complementa o Plano Nacional de Imunização (PNI) e fortalece ainda o Sistema Único de Saúde (SUS), à medida que garante a distribuição gratuita das vacinas.