Ananindeua abre local específico para testagem de Covid-19

13/07/2022 13h27 - Atualizada em 13/07/2022 21h51
Secom

A prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, nesta quarta-feira (13), a testagem para Covid-19 em um novo ponto específico, no Ginásio de Esporte Dr. Almir Gabriel (Abacatão). O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, de 08h às 12h, e para realizar a testagem o paciente precisa estar com sintomas gripais, como tosse, dor de cabeça e coriza, há pelo menos três dias. Para realização do atendimento, o usuário deve levar RG, CPF ou Cartão do Sus e comprovante de residência. 

O Jhonatan Smith, de 23 anos, foi até Ginásio do Abacatão para fazer o teste, porque estava com alguns sintomas gripais. “Desde domingo eu comecei a sentir febre, coriza e ontem perdi o olfato. Daí eu resolvi vir aqui para fazer o teste pois trabalho com idosos, pessoas de risco e vim testar para evitar contaminá-los.”

A secretária de saúde, Dayane Lima, explicou a importância do novo centro de testagem em Ananindeua e do Atestado Sanitário que está sendo disponibilizado no site da Prefeitura. “Colocamos um espaço propriamente para fazer teste de Covid aqui no Ginásio do Abacatão, vai funcionar de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h, onde vamos realizar a testagem e a pessoa já sai com o resultado em mãos para saber se é negativo ou positivo. Além disso, estamos ofertando o Atestado Sanitário no site da Prefeitura. Após o resultado do teste positivo, a pessoa já pode enviar seus dados e anexar a foto do teste e aí consegue seu atestado online mesmo, tudo rápido e sem burocracia.” 

O atestado sanitário digital, é o primeiro serviço totalmente virtual do estado do Pará de emissão do documento para quem testou positivo para Covid-19. A iniciativa está disponível para todos os moradores ou aqueles, que trabalham no município e que testaram positivo. Para ter acesso ao serviço, basta entrar no site da prefeitura de Ananindeua (www.ananindeua.pa.gov.br), clicar no pop-up do atestado sanitário, preencher o formulário necessário e anexar o laudo (legível) do resultado do exame positivo, assinado pelo profissional responsável pelo teste. O Atestado Sanitário Virtual será encaminhado em até 12 horas para o paciente por e-mail.

Em paralelo ao novo centro de testagem, a gestão municipal segue realizando 24 horas o atendimento médico e testagem nas três Unidades de Urgência e Emergência e nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) do município. Nas Unidades 24 horas, os atendimentos e testagens estão sendo feitas em pacientes com casos graves a moderados. 

Locais de atendimento e testagem 24 horas:

- Unidade de Urgência e Emergência do PAAR
Endereço provisório: Conjunto PAAR, em frente a Paróquia São Vicente de Paula, fim da linha do PAAR-Ver o peso. 

- Unidade de Urgência e Emergência do JADERLÂNDIA
Endereço: Conj. Jaderlândia rua G, Jaderlândia.

- Unidade de Urgência e Emergência de ÁGUAS LINDAS
Endereço: Rua Osvaldo Cruz, Águas Lindas.

- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Nonato Sanova – Bairro Distrito Industrial.
Endereço: Primeira Rua Rural, nº 02.

- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dom Helder Câmara – Cidade Nova II
Endereço: Tv. WE 16, S/N.

- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Carlos Mariguella – Aurá
Endereço: Rua Zumbi dos Palmares, S/N.

- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Daniel Berg - Icuí
Endereço: Estrada do Icuí, nº 895.

 Em média 210 testes foram disponibilizados no Ginásio do Abacatão. Desse total, 134 pessoas deram resultado negativo. As demais 59 pessoas positivadas receberam orientação da secretaria para permanecerem em isolamento residencial e em caso de piora do quadro como falta de ar, procurar imediatamente as unidades de urgência e emergência. Seis casos foram inconclusivos e devem voltar a fazer testagem.