Saúde: Ananindeua promove Agosto Dourado

01/08/2022 12h00 - Atualizada em 01/08/2022 21h38

A prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), aderiu este mês à campanha Agosto Dourado, proposta pelo Ministério da Saúde em todo o território nacional. O “Agosto Dourado” propõe diversas ações para conscientização do público materno sobre a importância da amamentação para o bebê.

O aleitamento materno, embora seja um ato natural, precisa de uma rede de apoio, pois muitas vezes o desmame precoce tem diversas causas, como: rotina de trabalho atribulada, e falta de conhecimento sobre a pega correta e sobre os benefícios do aleitamento materno. É justamente esse importante ato que a campanha Agosto Dourado busca retomar, reforçando a importância do leite humano para a alimentação do bebê.

A Sesau promove a campanha do Agosto Dourado 2022 durante todo este mês, cujo o tema será “Fortalecer a Amamentação: Educando”, visando proteger, promover e apoiar o aleitamento materno em todos os níveis da sociedade.

No último mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou e entregou para a população do município duas Unidades Básicas de Saúde totalmente revitalizadas e que contam com salas de amamentação, justamente para as mães e seus bebês conseguirem ter esse momento com conforto, dentro das UBSs. As unidades de saúde do Elo I e II e do Jardim Amazônia contam com esse novo espaço.

A campanha acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, confira o cronograma com os principais eventos do mês alusivo.

Na UBS Elo I e II, unidade que conta com a nova Sala de Amamentação, o evento será no dia 10 de agosto às 9h00 e na UBS Jardim Amazônia o evento será no dia 12 de agosto às 9h.

E o dia do mamaço que será o encerramento das programações, será no dia 26 de agosto, no Complexo Esportivo e de Lazer da Cidade Nova VIII, localizado na Rua da Providência, número 310. Com rodas de conversas, atendimento nutricional, atendimento psicológico, higiene bucal para o bebê, atividades físicas para mamães e bebês, aulão para gestantes, oficinas de fisioterapia no puerpério, palestras e atendimentos de saúde, e o mamaço.

A cor dourada faz referência ao padrão “ouro” de qualidade do leite materno. Isso porque esse alimento é completo para o bebê até seis meses de idade, oferecendo todos os nutrientes necessários, sem alérgenos que podem conter em fórmulas infantis. Por meio do aleitamento materno, incentivado pelo Agosto Dourado, o bebê fica protegido de doenças, pois recebe um alimento com valor nutricional excelente, e também adquire anticorpos da mãe. Confira os demais benefícios.

Para o bebê:

● Cria uma conexão maior com a mãe;
● Enfrenta menos cólicas pois a digestão melhora;
● Inteligência estimulada;
● Menos riscos de desenvolver doenças alérgicas;
● Diminuem as chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma;
● Estimula e fortalece a arcada dentária;
● Previne contra a diarreia;
● Previne problemas fonoaudiológicos, respiratórios, auditivos e psicomotores devido à sucção.

Para a mãe:

● Reduz o sangramento após o parto, ao produzir ocitocina;
● Intensifica a perda de peso;
● Ajuda a evitar a osteoporose;
● Protege contra doenças cardiovasculares;
● Diminui a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio.