Castramóvel atendeu cães e gatos no Coqueiro

03/08/2022 19h15
Secom

Encerrou nesta quarta-feira (03) mais uma edição do Castramóvel da Prefeitura de Ananindeua. O serviço foi ofertado durante quatro dias na Paróquia Santo André, na Passagem Santa Lúcia, 130. Foram realizados 100 procedimentos cirúrgicos em gatos e cachorros, que antes da castração receberam avaliação médica e realizaram exames de sangue. 

Nesta ação, tivemos mudanças no calendário visando diminuir o tempo de espera de atendimentos dos animais, no dia 01 de agosto, dia que iniciou a ação no bairro do Coqueiro, foram realizados as consultas, cadastros e coletas de sangue em 60 gatinhos pela parte da manhã, e em 40 cães pelo turno da tarde, visando melhorar o atendimento, e diminuir a demora no mesmo. Na terça-feira (02), foram realizados os procedimentos de castração dos felinos. E hoje (03), foram realizados os procedimentos nos caninos. 

Para a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), os serviços ofertados tem o objetivo de evitar o abandono e garantir a saúde não somente dos animais, mas também da população e, principalmente, levar o serviço de forma itinerante para quem não tem condições de pagar por um procedimento particular. Além do Coqueiro, o Castramóvel já realizou ação na Águas Brancas, Curuçambá, Guajará, Júlia Seffer, Guanabara, Distrito Industrial, PAAR, 40 horas, Aurá e Jaderlândia. 

A coordenadora do Castramóvel, Rose Soares, avaliou a grande procura da população durante esses três dias de ação. "Tivemos muita procura nesses dias que estivemos aqui no Coqueiro a população vem e confia no trabalho que estamos fazendo” destacou.

Programa Pet Amigo

Com o objetivo de assegurar a população de baixa renda do município serviços de saúde dedicados para cães e gatos, a Prefeitura de Ananindeua criou o programa “Pet Amigo”, que entre as ações desenvolvidas está o Castramóvel, unidade móvel onde são realizadas castrações gratuitas.

Castramóvel

O Castramóvel de Ananindeua é um trailer equipado com centro cirúrgico, que pode ser levado para qualquer bairro do município, mas há critérios para a castração como: os tutores dos pets devem ser moradores do bairro que está recebendo o Castramóvel, os animais devem estar saudáveis e com idade entre 07 meses a 03 anos de vida, o animal deve estar em jejum hídrico de 06 horas e sólido de 12 horas para o procedimento cirúrgico. Em caso de cio o animal não poderá ser castrado e em caso de prenhez, somente após o total desmame dos filhotes.