Curuçambá Urbano ganha Unidade Básica de Saúde

27/10/2022 09h59

A prefeitura de Ananindeua entregou mais uma unidade básica de saúde, a UBS Curuçambá Urbano, localizada no bairro do Curuçambá. A população vai contar com a Estratégia de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e o programa Saúde da Família, serviços que são considerados como a porta de entrada para a organização e o fortalecimento da atenção básica. Entre as principais atividades desenvolvidas pela UBS estão o acompanhamento domiciliar dos ACS a partir do número definido de famílias residentes na área de atendimento da unidade, onde são desenvolvidas ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.

O prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, destacou a importância dessa reforma. “Hoje entregamos mais uma Unidade de Saúde totalmente revitalizada. Peço para que me ajudem a preservar este espaço. E meu pedido também é para que cada servidor atenda os nossos pacientes com o máximo de zelo e carinho", disse.

Os demais serviços e procedimentos que são normalmente ofertados na UBS Curuçambá Urbano são: a coleta do PCCU, principal exame para a prevenção e/ou diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Já entre os programas de saúde disponibilizados estão o Saúde da Mulher; Saúde do Homem; o Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes; o Programa de Puericultura, que promove e protege a saúde das crianças; Programa Saúde do Adolescente e Saúde do Idoso. Nas UBS, as mulheres também podem fazer o pré-natal e os moradores com quadro de tuberculose e hanseníase tem à disposição o tratamento adequado para cada doença, além da implantação do teste do pezinho que agora será realizado na UBS do Curuçambá Urbano.

O médico Felipe Couto, que atua na unidade há mais de um ano e meio, disse que a reforma veio para somar e ajudar no atendimento dos pacientes. "É de suma importância termos uma unidade com boas condições para podermos trabalhar e para a população também se sentir confortável. Então, só temos que agradecer ao prefeito Doutor Daniel porque ele conseguiu, através da sua gestão, uma verdadeira mudança que todo o povo do Curuçambá estava esperando", finalizou.

Ao todo, o município de Ananindeua conta com 64 Unidades Básicas de Saúde (UBS's), e para garantir que a população tenha um atendimento adequado e humanizado, a gestão municipal tem como meta reformar todas as UBS's do município em quatro anos.