Icuí-Guajará tem agora unidade de saúde totalmente reformada

03/11/2022 13h13
Secom

A Prefeitura de Ananindeua entregou mais uma unidade básica de saúde totalmente revitalizada, a UBS Cristo Rei, localizada no bairro do Icuí-Guajará, que agora conta com salas de Amamentação, Vacinação,  para agentes comunitários de saúde, de prevenção ao câncer de colo de útero e almoxarifado.

A população vai contar com a Estratégia de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e o programa Saúde da Família, serviços que são considerados como a porta de entrada para a organização e o fortalecimento da atenção básica. Entre as principais atividades desenvolvidas pela UBS estão o acompanhamento domiciliar dos ACS a partir do número definido de famílias residentes na área de atendimento da unidade, onde são desenvolvidas ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. 

O prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, destacou que segue trabalhando para revitalizar todas as Unidades de saúde até o final do mandato. “Hoje, 36° unidade de saúde sendo entregue, temos 62 unidades no município, onde temos 51 com ordem de serviço já assinada. E a nossa meta que era chegar no nosso ultimo ano de mandato com todas elas reformadas, devemos chegar ao ano que vem nessa meta, todas no mesmo padrão daqui da UBS Cristo Rei.”

A gerente da unidade de saúde Cristo Rei, Camila Morais, explicou a importância dessa reforma na unidade. “Hoje a palavra é gratidão! Um sonho realizado, há 22 anos esperamos por essa  realização, foram muitos desafios enfrentados, não só pela comunidade, mas também pela equipe de saúde. Hoje temos disponível uma unidade completa e acima de tudo reformada, composta por imunização, PCCU para prevenção do colo do útero, consultas médicas, consultas de enfermagem, sala de amamentação. Estaremos oferecendo um atendimento muito mais humanizado a toda população”, disse. 

Os demais serviços e procedimentos que são normalmente ofertados na UBS Cristo Rei são: a coleta do PCCU, principal exame para a prevenção e/ou diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Já entre os programas de saúde disponibilizados estão o Saúde da Mulher; Saúde do Homem; o Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes; o Programa de Puericultura, que promove e protege a saúde das crianças; Programa Saúde do Adolescente e Saúde do Idoso. Nas UBS, as mulheres também podem fazer o pré-natal e os moradores com quadro de tuberculose e hanseníase tem à disposição o tratamento adequado para cada doença. 

Ao todo, o município de Ananindeua conta com 62 Unidades Básicas de Saúde (UBS's), e para garantir que a população tenha um atendimento adequado e humanizado, a gestão municipal tem como meta reformar todas as UBS's do município em quatro anos.