Ananindeua oferta mutirão de exames de PCCU no mês de novembro

05/11/2022 15h59 - Atualizada em 05/11/2022 16h02

Iniciou neste sábado (05), os mutirões de exames do Preventivo ao Câncer de Colo de Útero (PCCU), ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU) para mulheres com idades entre 25 a 64 anos, que ainda não o realizaram o exame em 2022.

O primeiro mutirão da secretaria municipal de saúde de Ananindeua, teve uma boa adesão pelas mulheres do município. A secretária de saúde, Dayane Lima, enfatizou a importância do exame para a mulher. “O preventivo é um exame de suma importância para a mulher, estamos esperando elas nesses sábados do mês de novembro, para que elas possam se cuidar e realizarem o exame de PCCU. O câncer de colo de útero é uma doença que tem um índice alto no nosso país, e estamos trabalhando para que a gente reduza isso e que nossas mulheres não venham adoecer de câncer de colo de útero.” Destacou ela.

O exame de PCCU detecta o câncer de colo de útero de forma precoce, o que é essencial para aumentar as chances de cura da paciente. Por isso é importante que a partir do momento em que a mulher inicia sua vida sexual, ela realize o exame anualmente.

A Diretora Técnica da Sesau, Samia Borges, eu explicou o motivos dos mutirões do exame de PCCU aos sábados. “A secretaria de saúde de Ananindeua está fortalecendo o cuidado à saúde da mulher nos sábados de novembro, ofertando a coleta do preventivo ou papaunicolau, em seis unidades de saúde do município, com o intuito de oportunizar essa mulher a fazer o exame, durante a semana ela é mãe, trabalhadora, ela cuida dos outros e não tem esse tempo de se cuidar. Então nos sábados do mês de novembro vamos estar com as seis unidades abertas para elas.” Contou ela.

Os próximos mutirões acontecerão nos dias 12, 19 e 26 em seis unidades de saúde no horário de 8h às 12h.

Documentos necessários: RG, CPF e cópia e original do Cartão Sus.

Confira os locais:

- UBS Ananindeua Centro

- UBS Águas Lindas

- UBS Distrito Industrial

- UBS Paar

- UBS Nova Zelândia

- Policlínica Doutor Carlos Guimarães – Lado Norte.