Primeiro dia de vacinação nas igrejas em Ananindeua garante celeridade aos idosos
Secom
A Prefeitura de Ananindeua mudou os locais e o horário da campanha de vacinação contra a Covid-19 a partir desta quinta-feira (04), e começou a vacinar idosos com idade acima de 76 anos. De acordo com o planejamento municipal, à procura pela vacina será maior nesta nova faixa etária e, por este motivo a campanha deixou de ser realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e passou a ser realizada apenas na UBS Jaderlândia e em igrejas localizadas nos dois lados da BR (Lado Norte e Lado Sul). Também ampliou o horário da vacinação, agora das 08h às 16h.
Na manhã de hoje (04), o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel, acompanhado do governador do Estado, Helder Barbalho e da secretária municipal de saúde, Dayane Lima, estive em uma das igrejas para acompanhar a vacinação. O governador falou sobre a parceria do governo do estado com a prefeitura. “É fundamental neste momento construir uma barreira imunológica para fazer um enfrentamento ao Novo Coronavírus. Lamentavelmente o número de infectados está em crescente e nós estamos fazendo a garantia da vacinação para idosos até 70 anos na região metropolitana. Este é um esforço que todos estão fazendo, inclusive com a participação das igrejas que estão servindo como pontos de vacinação para descentralizar e bem acolher as pessoas, para que com a vacinação menos pessoas estejam expostas e com isso proteger vidas contra o Coronavírus”, disse Helder Barbalho.
O prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel, destacou o começo desta nova fase e das parcerias para combater a Covid-19. “Gostaria de primeiro agradecer a parceria com o governo do Estado que pôde possibilitar com que a gente possa vacinar pessoas com idade de 70 anos até no próximo sábado. Após diálogo chegamos à conclusão que o melhor local que a prefeitura e o governo do estado poderiam fazer uma parceria para que as pessoas fossem vacinadas com conforto e celeridade são as igrejas. Em Ananindeua iniciamos hoje e está dando tudo certo, com espaços grandes, as pessoas podem ficar sentadas, isso garante que possamos vacinar com conforto os nossos idosos”, finalizou.
Para a aposentada Josefa Rosário Brito, 76 anos, receber a primeira dose da vacina era um momento muito esperado. “Tenho o medo de morrer já que tem tanta gente morrendo, perdi meu marido para esse vírus e estava ansiosa receber a vacina. Aqueles que tem medo ou estão preocupados em tomar a vacina eu posso dizer que procurem os postos de vacinação. Eu rezo que a vacina chegue logo para todos”, disse a aposentada.
O município de Ananindeua vai continuar com o esquema escalonado de distribuição da vacina para evitar aglomerações e manter o conforto do público-alvo. Desse modo, a faixa etária vai decrescendo a cada dia, até chegar aos idosos com 70 anos, no próximo sábado (06).