Castramóvel vai atender pets do Distrito Industial

17/11/2022 20h49

A partir da próxima segunda-feira, 21, a ação do Castramóvel será no bairro do Distrito Industrial, destinada apenas para os pets dos moradores do bairro que está recebendo o Castramóvel e terá a duração de quatro dias. A ação acontecerá na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a partir das 8h, e é promovida pela Prefeitura de Ananindeua por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Serão castrados apenas os pets que passarem pelo cadastramento.

A ação é realizada de forma itinerante, percorrendo vários bairros do município com o objetivo de assegurar a população de baixa renda, serviços de saúde dedicados para cães e gatos, além de evitar o abandono e garantir a saúde também da população.

A programação está dividida em quatro dias, sendo um dia para cadastro e coleta de sangue dos gatos, um dia para cadastro e coleta de sangue de cachorros e dois para castração, um destinado só para gatos e o outro somente para os cachorros.

O castramóvel de Ananindeua é um trailler equipado com centro cirúrgico, que pode ser levado para qualquer bairro do município, mas há critérios para a castração como: Os tutores dos pets devem ser moradores do bairro que está recebendo o Castramóvel, os animais devem estar saudáveis e com idade entre 07 meses a 03 anos de vida, devem estar em jejum hídrico de 06 horas e sólido de 8h horas para o procedimento cirúrgico. Em caso de cio, o animal não poderá ser castrado e em caso de prenhez, somente após o total desmame dos filhotes.

Cronograma:

Segunda-feira dia 21/11: Avaliação e coleta de sangue de 40 cães.

Terça-feira 22/11: Avaliação e coleta de sangue de 60 gatos.

Quarta-feira 23/11: Cirurgias de cães que passaram pela avaliação.

Quinta-feira 24/11: Cirurgias de gatos que passaram pela avaliação.

*Serão castrados apenas os pets que passarem pelo cadastramento.

Documentação necessária:

RG, CPF e comprovante de residência do tutor do animal.

Critérios para a castração:

• Animais saudáveis;

• Animais com idade entre 07 meses a 03 anos de vida;

• O animal deve estar em jejum hídrico (6 horas) e sólido (8 horas) apenas no dia do procedimento cirúrgico;

• Em caso de cio, o animal não poderá ser castrado;

• O animal deverá estar higienizado antes do procedimento;

• Em caso de prenhez, somente após o total desmame dos filhotes.

Para Felinos

• É obrigatório o uso de caixas transportes;

• Após cirurgia, é obrigatório o uso de roupa pós cirúrgica (fêmeas), e colar elizabetano (macho).

Para Caninos

• É necessário o uso de focinheira;

• No pós cirúrgico, uso obrigatório de roupa pós cirúrgica (fêmeas), e colar elizabetano (macho).

Observações:

Critérios:

1- As senhas começam a ser distribuídas às 7h00;

2- Os atendimentos dos animais começam às 8h00;

3- Serão feitos 40 atendimentos de cães e 60 de  gatos;

4 - Somente um animal por tutor (família).

5- Não será permitido cadastro ou atendimentos para tutores menores de 18 anos;

6 - Animais braquicefálicos que são aqueles  são aqueles conhecidos por apresentarem uma cabeça de formato “achatado” e o focinho de tamanho “encurtado” (Shitzu, buldogue francês e inglês, pequinês etc), necessitam de atendimento especializados,  por isso não devem ser liberados para a castração na ação.