Ananindeua entrega a 38ª unidade de saúde totalmente revitalizada

23/11/2022 14h03 - Atualizada em 23/11/2022 14h41

A Prefeitura de Ananindeua entregou na manhã desta quarta-feira, 23, a 38ª Unidade de Saúde totalmente revitalizada. A UBS Dalvanira da Silva Bentes, antiga UBS Carnaúba agora conta com sala para Agentes comunitários de saúde, sala de gerência, sala de curativo, sala de PCCU e sala de esterilização.

O novo nome da UBS Dalvanira Bentes, foi em homenagem à uma Agente Comunitária de Saúde (ACS) que trabalhava desde 2000 na UBS Carnaúba e faleceu recentemente devido a um mal súbito. Dona Juracir Sanches dos Santos, ACS mais antiga da unidade, explicou o porquê da homenagem. “Trabalhamos juntas aqui nessa unidade que hoje carrega o nome dela, ela era uma pessoa maravilhosa, era como irmã para mim. Nós festejávamos nosso aniversário juntas aqui no posto. Escolher o nome dela para a UBS foi uma surpresa".

A população vai contar com a Estratégia de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e o programa Saúde da Família, serviços que são considerados como a porta de entrada para a organização e o fortalecimento da atenção básica. Entre as principais atividades desenvolvidas pela UBS está o acompanhamento domiciliar dos ACS a partir do número definido de famílias residentes na área de atendimento da unidade, onde são desenvolvidas ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.

A Secretária Municipal de Saúde, Dayane Lima parabenizou a equipe da unidade e contou o que espera da nova UBS Dalvanira. “Gostaria de parabenizar vocês pelo trabalho e que vai começar uma nova jornada para vocês, temos vacinas, sala de PCCU, a médica já está aí para atender. Agora é com vocês, atendimento humanizado, cuidado com o paciente, que assim a população sai satisfeita".

Os demais serviços e procedimentos que são normalmente ofertados são: a coleta do PCCU, principal exame para a prevenção e/ou diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Já entre os programas de saúde disponibilizados estão o Saúde da Mulher; Saúde do Homem; o Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes; o Programa de Puericultura, que promove e protege a saúde das crianças; Programa Saúde do Adolescente e Saúde do Idoso. Nas UBS, as mulheres também podem fazer o pré-natal e os moradores com quadro de tuberculose e hanseníase tem à disposição o tratamento adequado para cada doença.

O prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, destacou que segue trabalhando para revitalizar todas as Unidades de saúde até o final do mandato.

“Hoje entregamos a 38ª unidade de saúde totalmente revitalizada, e já já chegamos nas 64 unidades novas. Gostaria de dizer a cada um de vocês que trabalham na unidade que cuidem desse local, esse espaço é de vocês. Quando eu assumi a prefeitura, falava que a gente tinha que dá um padrão de qualidade a todas as unidades de saúde, e hoje vemos isso se tornando realidade”.

Ao todo, o município de Ananindeua conta com 62 Unidades Básicas de Saúde (UBS's) e para garantir que a população tenha um atendimento adequado e humanizado, a gestão municipal tem como meta reformar todas as UBS's do município em quatro anos.