HIV: A importância do diagnóstico para uma vida mais saudável

29/11/2022 13h41 - Atualizada em 29/11/2022 17h04
Secom

O "Dezembro Vermelho" é uma campanha nacional, instituída pela Lei nº 13.504/2017, que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Unindo forças, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio do SAE/CTA - Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento, fortalece neste mês de dezembro, ações integradas para a campanha do Dezembro Vermelho, com a finalidade de prevenir, testar e tratar pessoas vivendo com HIV/AIDS. 

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. E se informar mais sobre o assunto é derrubar tabus e preconceitos, além de salvar vidas. "Atualmente, iniciar o monitoramento clínico destas pessoas, é uma das mais importantes ferramentas para o acompanhamento dos avanços e esforços necessários para melhoria da atenção aos usuários do SUS. E a testasgem é o primeiro passo pra isso", disse a titular da pasta, Dayane Lima.

A coordenadora de ist, hiv/AIDS e HV, Eduarda Lacerda, explicou o fluxo de atendimento, onde o cidadão começa a ser atendido na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência. “A política de AIDS hoje trabalhada no município é de descentralização da testagem rápida das doenças sexualmente trasmissíveis. O fluxo inicia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde pode ser feito a triagem da população em geral. O paciente vai até uma UBS, solicita a testagem rápida, dando reagente para qualquer uma infecção Sexualmente transmissível (IST), ele é encaminhado para o atendimento correto. No caso, de dar reagente ao HIV, esse paciente é encaminhado para o SAE/CTA, unidade mais especializada nesse tipo de atendimento, onde esse paciente vira usuário do centro”, explicou a coordenadora. 

Ao chegar no Serviço de Atendimento Especial e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), o paciente é acolhido por uma equipe de multiprofissionais, onde se tem além de atendimento médico, o acolhimento e aconselhamento desse usuário. “O SAE/CTA conta com equipe de multiprofissionais, onde garante desde a testagem até o aconselhamento, para que a gente possa ter esse contato e principalmente a adesão desses pacientes diagnosticados”, completou o coordenador do SAE/CTA Reginaldo Junior. 

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU) de 2010 até novembro de 2022, foram diagnosticados 1.383 novos casos de residentes soro positivos no município, dentre homens, mulheres e crianças. “Esses dados nos mostram o quanto o serviço está funcionando, dando acesso aos usuários da rede municipal aos testes, exames e todo o acompanhamento clínico que ele passa a ter a partir do acolhimento. São novos casos, são notificações. É a partir daí que podemos acompanhar e tratar esse paciente, então a busca é muito importante. Então, significa que estamos conseguindo fazer o diagnóstico correto desses pacientes, onde por exemplo há alguns anos o HIV era um tabu, hoje em dia a pessoa sendo tratada e tendo informação, é muito melhor, pois ela vai se prevenir e prevenir outras pessoas” explica a Diretora Técnica da Sesau, Samia Borges. 

Os dados analisados mostram que ao longo dos últimos 12 anos os registros oscilam bastante. Em 2010 foram 61 casos, caindo pra 55 novos casos em 2016, surgindo 297 novos casos em 2019 e agora em 2022 apenas 13 novos casos.

Os índices mostram ainda que, 395 casos são mulheres, onde 72 são gestantes e 22 casos são crianças. “Esse tratamento é importante, como também a informação e a quebra de esteriótipos da doença, onde mostram também, a importância o pré natal nos casos de HIV, onde fazemos todos os testes rápidos nas gestantes que fazem acompanhamento nas Unidades de Saúde”, reforçou a enfermeira. 

Saiba mais

O HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4 +. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou , ainda, a mãe pode passar para o filho durante a gravidez e/ou amamentação.

Onde ir:

Todas as Unidades de Saúde do município realizam as testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C. O paciente com resultado positivo é encaminhado ao Centro de Atendimento Especializado SAE/CTA para que possa iniciar tratamento.

 SAE/CTA:

Na próxima sexta-feira (02), o Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento, será reinaugurado depois de ter passado por reforma e ampliação, melhorando assim o atendimento e dando mais conforto para os pacientes. “Vamos ganhar um novo prédio reformado e ampliado, com inclusive novos serviços, como a hidroterapia que é muito importante para a reabilitação dos pacientes e isso é um ganho muito grande para o município. A gestão entrega esses serviços e inclusive garantindo atendimento médico e medicamentos para que possamos ter uma boa adesão ao tratamento desses pacientes” completou o coordenador do SAE/CTA. 

Av. Cláudio Sanders, 1656 - Centro, Ananindeua - PA, 67030-445

Email: Dstaidshv.ananindeua@hotmail.com

Coordenação de IST, HIV/AIDS e HV de Ananindeua