UBS Helena Barra já conta com o Ananin Sus Digital

01/12/2022 17h27 - Atualizada em 02/12/2022 06h17
Secom

A Unidade Básica de Saúde Helena Barra, localizada no Conjunto Roraima Amapá, no bairro do Curuçambá, foi a 25ª unidade a integrar o Programa Ananin SUS Digital, que é o sistema de Prontuário Eletrônico nas unidades de saúde para agilizar o atendimento de pacientes e acabar com a utilização dos formulários de papel. A UBS iniciou o atendimento com o sistema informatizado na manhã desta quinta-feira (01).

O prefeito Doutor Daniel Santos e a Secretária de Saúde, Dayane Lima, acompanharam o primeiro atendimento já com o novo sistema na Unidade. A primeira paciente atendida foi a Thais Freitas, grávida de cinco meses do pequeno Isaac.


A mãe do Isaac que está fazendo o pré-natal na unidade de Saúde, elogiou o serviço. “Sempre sou bem atendida aqui na unidade, e hoje vim para mais uma consulta de acompanhamento, e marcar um obstetra. Foi bem rápido, e eu já vou sair daqui com a marcação para o especialista", disse.

A enfermeira da unidade, Rosemary Silva, falou da importância da informatização na UBS e o quanto vai melhorar no trabalho com o novo sistema. “A informatização é um avanço na saúde pública do nosso município. O prontuário eletrônico é uma das tecnologias mais importante, pois o mesmo proporciona alta produtividade para os profissionais de saúde. E é um motivo de grande alegria saber que com o Ananin Sus Digital os pacientes vão sair da UBS com sua consulta agendada, assim dando melhor qualidade de vida e agilidade tanto nas marcações quanto no processo de trabalho".

O sistema do Ananin Sus Digital cadastra os pacientes, fazendo com que os médicos tenham acesso a todo o seu histórico para facilitar as consultas, além de realizar o agendamento para exames específicos no momento da consulta.  

Ananin Sus Digital

O Ananin Sus Digital é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e tem um investimento de 4 milhões de reais, que inclui a internet de fibra óptica, novos computadores, impressoras, tabletes e qualificação dos servidores para que possam utilizar o programa. O Prontuário Eletrônico além de oferecer agilidade, traz também praticidade aos servidores e economia para o município, já que o sistema vai interligar todas as unidades básicas e de pronto atendimento.