Prefeitura de Ananindeua entrega SAE/CTA reformados e ampliados

05/12/2022 14h42 - Atualizada em 05/12/2022 15h10

A prevenção, tratamento e combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida está agora muito mais fortalecida em Ananindeua. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou hoje (5), a reinauguração do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) de Ananindeua, que foram totalmente reformados e ampliados. Além do combate ao HIV ser mais intensificado, portadores de outras enfermidades contam agora com novos espaços e atendimentos. Cerca de 4.900 pessoas estão cadastradas no SAE/CTA.

Além da reforma, o espaço foi contemplado com ampliação e novos serviços como hidroterapia, terapia ocupacional, sessões de fisioterapia e dança. Com a ampliação, os espaços ganharam novas salas de auditório, odontologia, curativo e demais procedimentos e novos consultórios.

O novo Serviço de Atendimento Especializado de Ananindeua, ainda ganhou uma nova sala de vacina, sendo o SAE o primeiro no Pará a incorporar vacinação e atendimentos especializados no mesmo lugar. O prefeito Doutor Daniel Santos fez a entrega dos novos espaços juntamente com a Secretária de Saúde, Dayane Lima. Na ocasião ainda aconteceu a abertura do Dezembro Vermelho, uma campanha nacional, instituída pela Lei nº 13.504/2017, que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.

O prefeito Doutor Daniel, destacou a importância dessa reforma no SAE e CTA para a população, e o quão necessário é para usuários que precisam dos serviços. "A saúde é a nossa prioridade e por isso estamos entregando hoje os prédios do SAE e CTA reformados e reestruturados, com novos equipamentos e ampliação dos espaços para atender bem esses usuários que necessitarem dos serviços oferecidos aqui no local", enfatizou o gestor.

O CTA é um centro de referência que oferta serviços como exames que dão diagnósticos relacionados às doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs, sífilis, HIV, e Hepatite, além da entrega de preservativos masculinos e femininos. O Serviço de Atendimento Especializado de Ananindeua (SAE) é uma unidade assistencial de caráter ambulatorial, que beneficia o vínculo do paciente portador do vírus HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com uma equipe multiprofissional ao longo da sua enfermidade através da descrição de experiência do profissional. Hoje o SAE atende a 4.900 usuários cadastrados, sendo 150 atendimentos por dia.

O coordenador do SAE/CTA, Reginaldo Júnior, explicou como essa reforma vai ajudar no serviço e o quanto os serviços serem em prédios próximos facilita esse fluxo para o paciente. “A reforma e ampliação do SAE/CTA de Ananindeua tem grande importância para que a gente possa garantir para todos os munícipes um serviço de qualidade. O CTA é um centro de testagem e a pessoa diagnoticada com HIV, ela será encaminhada para o SAE para que essa pessoa seja inserida dentro do programa e para que possa também garantir o acolhimento da equipe multiprofissional de enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais".