Ananindeua retoma vacinação de idosos acima de 82 anos

27/02/2021 16h14
Secom

A vacinação com a primeira dose da vacina contra Covid-19 em Ananindeua recomeçou neste sábado (27). O município recebeu 3.830 novas doses para dar continuidade ao seu calendário de onde ele foi interrompido, nos idosos acima de 82 anos e segue decrescendo a idade a cada dia até a próxima segunda-feira (1º), quando atinge a faixa etária limite de 80 anos. A mudança no calendário foi necessária para atender a nova recomendação da Campanha Estadual de Vacinação que é vacinar os idosos até essa faixa etária. Em Ananindeua a vacinação ocorre em nove Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 12h. Na parcial de vacinação deste sábado, até às 11h, foram vacinados com a primeira dose 192 idosos.

Desde o dia 14 de fevereiro, o município encerrou a aplicação da primeira dose, mas manteve normalmente a aplicação da segunda dose. A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) deu continuidade na aplicação da vacina CoronaVac, mantendo o seu cronograma de imunização, que indica que a segunda dose deve ser aplicada em um intervalo de 28 dias, que foi mantido pelo município, independente do término das doses destinadas para aplicação da primeira dose, pois as doses para completar o ciclo de imunização estão garantidas.
 
O prefeito Doutor Daniel explicou sobre a mudança no calendário vacinal de Ananindeua. “Hoje estamos vacinando os idosos de 82 anos ou mais, que foi a idade onde interrompemos a campanha, amanhã será a vez dos idosos de 81 anos e na segunda-feira os idosos de 80 anos. Ainda na segunda-feira vamos realizar um balanço e com isso vamos saber se podemos progredir com o calendário e reduzir a faixa etária para 79 anos, 78 anos, de forma escalonada e de acordo com a disponibilidade de doses”. 
 
Sobre a exigência dos documentos que comprovam que idoso reside em Ananindeua, o prefeito disse que a medida foi necessária para garantir transparência diante dos órgãos oficiais de controle e da população que tem direito às doses. “É importante a população de Ananindeua ter consciência que estamos fazendo de tudo para que a população chegue para a população de Ananindeua. Como os municípios da Região Metropolitana estão vacinando um público com a faixa etária acima da nossa e muitos estão vindo se vacinar no município e por isso passamos a pedir um documento que efetivamente comprove que este idoso reside no município, podendo ser o Cartão SUS, título de eleitor ou comprovante de residência em seu nome. Os nossos parâmetros para solicitar estes documentos foram discutidos entre a prefeitura, judiciário e ministério Público”, disse o prefeito Doutor Daniel.