Prefeitura de Ananindeua passa a ofertar o Teste da Linguinha nas Unidades Básicas de Saúde
Secom
A importância do Teste da Linguinha e a necessidade de ampliar a oferta para toda a população de Ananindeua será debatida no próximo dia 11 de março, às 9h, durante o “Primeiro Treinamento Online de Saúde Bucal”. O evento será realizado virtualmente e apresentado pela odontóloga, Penélope Gottardo, Especialista em Odontopediatria do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Ananindeua. O objetivo é capacitar e dar suporte avaliativo para os 64 dentistas que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ananindeua realizarem o exame, que é indicado para recém-nascidos até o primeiro mês de vida.
Apesar do Teste da Linguinha ser obrigatório em hospitais e maternidades em 2014, após a aprovação de um projeto de lei pelo Congresso Nacional (Lei 13.002, de 2014), ele nunca foi implantado na rede básica de saúde do município de Ananindeua. Por meio de uma parceria entre as Coordenações Municipais de Saúde Bucal e da Saúde da Criança de Ananindeua, o teste passará a ser ofertado nas UBS’s do município a partir do dia 12 de março.
De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), o freio lingual alterado gera dificuldades na sucção e deglutição, o que aumenta o gasto de energia para a amamentação e consequentemente reflete no ganho de peso do bebê. No futuro, caso não seja identificada e corrigida, essa alteração pode provocar alterações no crescimento e desenvolvimento crânio facial, muscular e cognitivo da criança.
Com o diagnóstico precoce, considera-se o grau apresentado e a necessidade de correção imediata, pois quando realizada em recém-nascidos o procedimento é indolor e não sangra. O próximo passo após a avaliação do Teste nas Unidades Básicas de Ananindeua e caso exista alguma alteração no frênulo lingual, a criança será encaminhada para receber atendimento na rede de Atenção Especializada no CEO.