Ananindeua conta com rede própria de produção de oxigênio

20/01/2021 16h15
Secom

A capacidade de oferta de oxigênio para pacientes que estão internados nos hospitais públicos está sendo amplamente debatida e, com o aumento nos casos de Covid-19 em vários estados e municípios a preocupação com o fornecimento deste que é o item essencial para os casos graves aumentou. Em Ananindeua, o prefeito municipal Doutor Daniel Santos, acompanhado da secretária municipal de saúde (Sesau), Dayane Lima, realizaram na manhã desta quarta-feira (20), uma visita técnica na Usina de Oxigênio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Nova. A UPA do Icuí também possui a sua própria Usina, desta forma, ambas produzem seu próprio oxigênio a ser fornecido aos seus pacientes. 

O Engenheiro Biomédico, João Carlos Ferreira, responsável pelo parque tecnológico da UPA da Cidade Nova, guiou a visita e detalhou o funcionamento da produção do oxigênio da unidade. De acordo com João Ferreira, existe uma grande rede de apoio e suporte, que garantem total funcionamento da Usina, evitando que a UPA fique sem oxigênio. “A nossa Usina de gases funciona capitando o ar da atmosfera, fazendo uma filtragem e tirando a umidade e as impurezas, retira o nitrogênio e o gás carbônico que compõem o ar atmosférico e trabalha com os 20% existentes de oxigênio no ar atmosférico, estocando para atender a demanda. A Usina tem a capacidade de vazão de 6.83m³/h de produção de oxigênio que atende a demanda dos pacientes”, afirmou.

Ainda sobre a produção diária de oxigênio, João Ferreira detalhou que a produção é de 60 pontos, ou seja, se a UPA estiver atendendo 60 pacientes que necessitem de oxigênio a produção da Usina é capaz de suprir 100% da demanda. “A Usina de Ananindeua proporciona economizar tempo, pois não precisamos ficar calculando diariamente a necessidade de cilindros ou quantos metros cúbicos de oxigênio precisamos comprar diariamente. A nossa produção de ar é uma demanda de 60 pontos de oxigênio e se tivermos 60 paciente precisando de oxigênio a nossa produção é capaz de atender. A Usina trabalha de forma independente, ela se auto-regula para atender os parâmetros necessários da demanda”, concluiu João Carlos Ferreira, engenheiro biomédico.

O prefeito, Doutor Daniel Santos, destacou a importância das duas Usinas para Ananindeua. “A nossa usina de oxigênio da UPA da Cidade Nova e da UPA do Icuí estão totalmente preparadas, são independentes com relação ao consumo de oxigênio. As duas UPA’S, com suas próprias usinas asseguram o fornecimento de oxigênio 24 horas”, finalizou o prefeito.