Ananindeua realiza horário estendido para exames de PCCU

07/02/2023 15h50
Secom

Iniciam na próxima quinta-feira (09), os horários estendidos para realização de exames do Preventivo ao Câncer de Colo de Útero (PCCU), em algumas Unidades Básicas de Saúde, ofertada pela Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU) para mulheres com idades entre 25 a 64 anos, que ainda não realizaram o exame em 2022 e 2023. 

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Ananindeua, Centro, Paulo Frota, Pedreirinha, Icuí e Águas lindas, funcionarão de 17h às 20h, nas quintas-feiras do mês do fevereiro, exclusivamente para a realização dos exames de PCCU.

A secretária de saúde, Dayane Lima, enfatizou a importância do exame para a mulher. “O preventivo é um exame de suma importância para a mulher, estamos esperando elas nesses horários estendidos para que possam se cuidar e realizar o exame de PCCU. O câncer de colo de útero é uma doença que tem um índice alto em nosso país, e estamos trabalhando para que a gente reduza isso e que nossas mulheres não venham adoecer de câncer de colo de útero.” Destacou ela.

O exame de PCCU detecta o câncer de colo de útero de forma precoce, o que é essencial para aumentar as chances de cura da paciente. Por isso é importante que a partir do momento em que a mulher inicia a vida sexual, realize o exame anualmente.

Para realizar o exame, a mulher não pode utilizar duchas de higiene íntima no dia do exame, não ter tido relação sexual nas 48 horas anteriores ao exame e não utilizar cremes ou lubrificantes vaginais. 

Documentos necessários: Cópias RG, CPF e cópia e original do Cartão SUS.