UBS Park Laguna é a 30ª Unidade de Saúde a contar com o Ananin Sus Digital

15/03/2023 13h30 - Atualizada em 15/03/2023 15h54

A Unidade Básica de Saúde do Park Laguna, na Cidade Nova VIII, foi a 30ª unidade a integrar o Programa Ananin SUS Digital, que é o sistema de Prontuário Eletrônico nas unidades de saúde para agilizar o atendimento de pacientes e acabar com a utilização dos formulários de papel. A Unidade Básica de Saúde (UBS), iniciou o atendimento com o sistema informatizado na manhã desta terça-feira (15).

O Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos e a Secretária de Saúde, Dayane Lima, acompanharam o primeiro atendimento já com o novo sistema na Unidade.

A primeira paciente atendida foi Lara Ferreira, de 23 anos. A moça foi até a  Unidade de Saúde para marcar uma consulta especializada com um ginecologista, e já saiu com sua marcação em mãos. “Sou atendida aqui na UBS Park Laguna faz dois anos, e hoje foi muito importante,  pois o prontuário eletrônico nos traz segurança, porque registra nossos atendimentos, é muito importante para a nossa comunidade”.

Lara foi atendida pela enfermeira da UBS Park Laguna, Erika Mayumi, e elogiou o atendimento da unidade. “Hoje eu vim marcar um ginecologista e foi bem prático e rápido, pois a enfermeira já me atendeu, tudo no computador, fiquei bem feliz com o avanço da tecnologia aqui no bairro, a gente vê que é uma prefeitura que se preocupa, e que Ananindeua está realmente em outro patamar”.

O sistema do Ananin Sus Digital cadastra os pacientes, fazendo com que os médicos tenham acesso a todo o seu histórico para facilitar as consultas, além de realizar o agendamento para exames específicos no momento da consulta. “O Ananin Sus Digital é o nosso programa de informatização das unidades de saúde municipais, onde traz o prontuário eletrônico, sistema que vem concentrar as informações do paciente para que todos os profissionais tenham acesso, onde tenha um norte para com o seu cuidado, como, por exemplo, patologias e remédios. Tudo fica gravado, e isso agiliza os atendimentos”. Explicou a Secretária de Saúde de Ananindeua, Dayane Lima.

Ananin Sus Digital

O Ananin Sus Digital é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), e tem um investimento de 4 milhões de reais, que inclui a internet de fibra óptica, novos computadores, impressoras, tablets e qualificação dos servidores para que possam utilizar o programa. O Prontuário Eletrônico, além de oferecer agilidade, traz também praticidade aos servidores e economia para o município, já que o sistema vai interligar todas as unidades básicas e de pronto atendimento.