UBS Patrícia Sarmento implementa Sistema de Prontuário Eletrônico

O sistema diminui o tempo de espera e melhora a qualidade do serviço público

07/07/2023 16h14 - Atualizada em 07/07/2023 17h52

A estudante Gabrielle Tamires,15 anos, foi acompanhada da mãe na UBS Patrícia Sarmento na manhã de sexta-feira (7), e foi a primeira paciente a ser cadastrada com o novo Sistema de Prontuário Eletrônico (SISPEC) que faz parte do Programa Ananin SUS Digital. “É a segunda vez que estou vindo aqui, e as pessoas são muito atenciosas. Achei bem legal e organizado”, declarou Gabrielle, estudante.

Larissa Bittencourt, Gerente da UBS Patrícia Sarmento, comentou o quanto é essencial a implementação do novo Sistema na Unidade e quais os benefícios para a dinâmica e agilidade no atendimento. “O sistema eletrônico vai ajudar até na questão dos prontuários, para sairmos do papel e ir direto da recepção para triagem, e depois para o consultório médico, facilitando o acesso do usuário ao sistema, diminuindo o tempo de espera e melhorando a qualidade do serviço público”.

Larissa reforça a facilitação que o prontuário eletrônico traz para os pacientes que estiverem fora do estado, seja em férias ou qualquer outra eventualidade. “O cadastro desse paciente estará no PEC e aonde ele for, munido com o cartão do SUS, e tiver o prontuário eletrônico, ele será atendido”.

“O Doutor Daniel tem prezado pela saúde, qualidade e excelência do serviço. É notório, é visível, então a gente também está tentando se adequar, são anos de serviço público feito de um jeito e o Doutor veio para mudar. Ananindeua está em outro patamar mesmo!”, afirmou Larissa, a respeito da Gestão Municipal.

Natália Santamaria, enfermeira da UBS, estava radiante com o PEC, pois segundo ela o atendimento aos pacientes será mais ágil e trará muitos benefícios. “Era uma espera muito grande, e estávamos ansiosos para essa chegada do Prontuário Eletrônico. O PEC veio para atender melhor o paciente com mais qualidade, nesse sistema temos esse compartilhamento de informações que todo o município consegue ter acesso, de repente o paciente precisa ir em outra unidade para ter uma consulta e precisa daquele histórico e não consegue ter o atendimento, porque como o prontuário era no papel, ficava retido na UBS. Então, com o Prontuário Eletrônico a gente consegue ter a possibilidade do paciente se consultar em outra unidade e já ter todo o histórico dele, se na família tem hipertensos ou diabéticos, o que é muito importante para a avaliação de saúde, a gente trabalha aqui na atenção primária com a prevenção de doenças. A nossa meta aqui é evitar que o paciente adoeça”.

“Aqui a gente consegue deixar o paciente consciente que ele precisa se cuidar, precisa prevenir, que ele precisa sempre estar aqui acompanhando, para que futuramente ele não tenha nenhuma doença diagnosticada. A gente quer evitar que esse paciente fique doente, estamos aqui para prevenir qualquer tipo de enfermidade”, pontuou Natália sobre a importância do atendimento de qualidade e modernizado das UBS para os pacientes.

O Prefeito de Ananindeua, Doutro Daniel Santos, esteve na UBS Patrícia Sarmento, junto com a secretária Municipal de Saúde, Dayane Lima, entre outras autoridades locais, no ato de implementação do Novo Sistema de Prontuário Eletrônico.