46° Unidade Básica de Saúde é inaugurada no conjunto Uirapurú.

Inaugurada nova Clínica Saúde da Família Uirapurú no Icuí-Guajará

01/08/2023 13h47 - Atualizada em 01/08/2023 16h35

Nesta segunda-feira (01),foi inaugurada a 46° Unidade Básica de Saúde totalmente revitalizada, que agora passa a ser denominada Clínica Saúde da Família Uirapurú. A Unidade foi totalmente reformada para oferecer melhores condições de trabalho aos servidores que atuam no local, garantindo também mais conforto e comodidade aos mais de 4 mil usuários que buscam os serviços no Uirapuru e entorno. As principais novidades no novo espaço são a Farmácia e a Sala de vacinação.  Para o médico, Dr. Pedro Pantoja, a nova Clínica Saúde da Família Uirapurú nada deixa a desejar perante a outras UBS's pelas quais já trabalhou. "Trabalhei em outras UBS's e outras localidades, e essa UBS é a melhor e mais bem estruturada que qualquer outra Unidade de Saúde que já passei. Estrutura física, equipamentos, aqui tem tudo para atender a população da melhor forma possível. Eu espero que continue essa mesma excelência de entrega em todas as UBS's, que tenha fiscalizações periódicas para verificar o que precisa ajustar, e acompanhe o trabalho que é realizado nas Unidades de Saúde".

Segundo Leda Monteiro, Gerente da UBS, a espera de um ano valeu a pena ao ver a Unidade completamente revitalizada e os novos serviços que agora a Clínica dispõe. "Quando saímos daqui era uma outra Unidade. Não tínhamos espaço para atender o público, precisava muito dessa revitalização. Hoje, é um espaço climatizado e confortável. Não somente a população ganhou com essa revitalização, mas nós servidores públicos também ganhamos! Vamos trabalhar com mais qualidade e com mais motivação, porque eu acho que numa casa bem ajustada e limpa, temos mais ânimo para trabalhar. Demorou um ano essa revitalização, estávamos muitos ansiosos para estar aqui novamente, a gente está com a equipe completa, ficamos muito felizes pois ganhamos novos serviços como farmácia e vacina (que não tinha aqui),estamos muito satisfeitos".

"Essa Unidade deve ter por volta de sete a oito anos, e pela primeira vez passa por uma reforma, foi uma mudança total. Atendemos provisoriamente na Unidade Novo Cristo, um pouco distante, mas atendemos da melhor forma possível. Aqui no Uirapuru, por ser distante, tem muita procura com relação ao atendimento médico. Temos mais de 4 mil usuários cadastrados que precisam desses atendimentos, essa UBS veio para facilitar a vida de todos" pontuou Leda Monteiro, Gerente da UBS Uirapurú.

A nova Clínica Saúde da Família Uirapurú está no planejamento de se tornar uma UPA, após a inauguração da Orla de Ananindeua, como declarou o Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos. "Após a inauguração da Orla, o Uirapuru (o bairro do Icuí como um todo) vai passar a ser um dos locais mais valorizados e desenvolvidos, com maior fluxo de pessoas da cidade. E essa Unidade (Uirapurú) tem tamanho e o porte necessário para que a gente possa funcionar aqui uma Unidade de Pronto Atendimento que dê suporte para cada um daqueles que venha visitar ou conhecer este lado da cidade".

O Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos pontuou ainda. "É inegável os avanços que temos tido aqui na saúde pública do nosso município, se olharmos para trás, muita coisa já mudou... a estrutura das Unidades, a qualidade no atendimento, médicos na estratégia Saúde da família, nossa cidade serve de exemplo para outras cidades em comparação aos investimentos e melhorias na área da saúde. Somos o Município (no Brasil) em primeiro lugar no quesito saúde".

"Falo para cada servidor aqui presente, estamos entregando para vocês uma Unidade bonita, requalificada, uma Unidade que eu tenho certeza que se vocês saírem daqui e forem em qualquer clinica particular do município ou da região metropolitana, podem até encontrar parecida, mas dificilmente irão encontrar o melhor em termos de estrutura do que nós estamos entregando aqui. Mas de nada disso adianta se não tiver o principal, que é o material humano: o cuidar do nosso paciente, a atenção com eles, atender cada pessoa pensando como se fosse um membro da família, pensando como se fosse você que fosse precisar. A partir de hoje (com a entrega da UBS) vocês vão ser mais cobrados para que possam fornecer uma qualidade de atendimento da melhor maneira possível para cada paciente nosso" finalizou o Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos.