Município de Ananindeua ganha Comenda Irmã Dulce em Congresso de Saúde na Bahia

O evento sobre Saúde Pública reuniu mais de 4 mil gestores e trabalhadores do SUS de mais de dois mil municípios.

13/09/2023 11h51 - Atualizada em 13/09/2023 16h06

A Secretária de Saúde de Ananindeua, Dayane Lima, e a coordenadora do Programa Saúde na Escola- PSE, Regina Chagas, receberam, na última quarta-feira, 06 de setembro, em Salvador, no Estado da Bahia, no 9° Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, na "Mostra Norte/Nordeste, Aqui tem SUS" com o Projeto "Programa Saúde na Escola e Previne Brasil: Integrando para Realizar", a "Comenda Irmã Dulce". A abertura oficial aconteceu com presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

"Senti um turbilhão de emoções ao receber a premiação. Em especial, o de dever cumprido. Muita gratidão a Deus acima de tudo, pois até aqui tem me conduzido. Ao Senhor Prefeito, Dr. Daniel, por ter me confiado coordenar este programa. Meus agradecimentos a todos que contribuíram e contribuem para o sucesso do Programa Saúde na Escola-PSE. Quero continuar agregando mais parcerias, que é um dos maiores objetivos do Programa. PSE é uma oportunidade para estabelecer parcerias e garantir direitos para nossa comunidade escolar. Integrar para Realizar", declarou emocionada Regina Chagas, coordenadora do Programa Saúde na Escola - PSE SAÚDE e autora do Projeto.

O Programa Saúde na Escola - PSE,  tem integração com saúde e educação, cujo objetivo é promover ações de prevenção e avaliar as condições de saúde dos educandos na rede pública, de acordo com os eixos estabelecidos pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Uma das estratégias elaboradas pelas coordenações do PSE da Saúde e Educação, através de cronograma, foi a realização das semanas de Intensificação de ações integradas nas unidades de Educação Infantil, abrangendo mais de trintas creches, tanto as vinculadas quanto as não vinculadas ao PSE, incluindo as áreas Ribeirinhas e Quilombolas.

Dentre essas ações realizadas no ambiente escolar, o Programa Saúde na Escola e Previne Brasil, foi um suporte para o indicador não só do PSE, como auxiliou na potencialização do indicador da vacinação na 1° Infância, intensificando o resultado do Previne Brasil.

Devido a este resultado espetacular, o  município de Ananindeua,  recebeu o certificado "Comenda Irmã Dulce", pelo trabalho e relato de experiência apresentada na III Mostra Pará, Aqui tem SUS, do Programa Saúde na Escola e Previne Brasil: Integrando para realizar, cuja autora e coautora são Regina Soares Lima das Chagas e Alana Inácio da Silva.

"É uma grande honra para o nosso Município de Ananindeua estar recebendo a "Condecoração Irmã Dulce" pelas ações do Programa Saúde na Escola, que buscam fortalecer a vacinação nas escolas municipais. Para a realização do mesmo, trabalhos em parceria com a Vigilância Sanitária e com a Divisão Técnica por meio da Educação Permanente. O comprometimento do nosso gestor, Doutor Daniel, com a saúde de nosso município é fundamental para o bem-estar dos cidadãos e para o sucesso de projetos e iniciativas na área da saúde", frisou Dayane Lima, Secretária de Saúde de Ananindeua.

Comenda Irmã Dulce

O Projeto de Resolução do Senado n.º 45, de 2020, que instituiu, no âmbito do Senado Federal, a "Comenda Santa Dulce dos Pobres", cuja premiação tem como objetivo o reconhecimento público da excelência das organizações e foi destinado à homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham realizado relevantes serviços na área social da saúde.

Quem foi Irmã Dulce?

Nascida em Salvador, em 26 de maio de 1914, a Santa Dulce dos Pobres foi batizada como Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, e desde jovem, já demonstrava inclinação à vida religiosa e ao auxílio dos pobres. Tornou-se freira aos 19 anos e em homenagem à sua mãe, recebeu o nome de Irmã Dulce.

Irmã Dulce veio a falecer em 13 de março de 1992. após 17 anos de sua morte (2009), o Vaticano reconhecendo as "virtudes heroicas" da religiosa, autoriza oficialmente a concessão do título de Venerável, o reconhecimento de que Irmã Dulce viveu, em grau heroico, as virtudes cristãs da fé, esperança e caridade. Ao ser beatificada, em 2011, passou a ser reconhecida como Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, e no ano de 2019, a beata foi canonizada recebendo o título de Santa Dulce dos Pobres, tornando-se a 37ª santa do Brasil.