5 toneladas de pneus são recolhidos pela SEURB

A ação aconteceu em alusão ao Dia Mundial da Limpeza

14/09/2023 17h24 - Atualizada em 14/09/2023 19h32

O descarte incorreto pode gerar multaFazer o descarte correto de pneus em desuso é fundamental, pois impede a poluição do meio ambiente, impede também a proliferação de mosquitos transmissores de doenças e proporciona a reciclagem adequada.

Com esta visão, na manhã da quarta-feira, 13 de setembro, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEURB) realizou o Mutirão de Limpeza para o recolhimento de pneus, em cinco borracharias, nos bairros da Guanabara e Água Lindas.

Durante a ação foram recolhidas 5 toneladas de pneus em desuso. O material foi levado para o ecoponto de pneus da SEURB e seguirá para a empresa que fará a manipulação do resíduo, podendo ser reaproveitado em calçados, asfaltos e tantos outros materiais.

Mutirão de Limpeza para o recolhimento de pneus

“O mutirão de pneus faz parte da nossa programação para o Dia Mundial da Limpeza, é um momento que aproveitamos para dialogar com os borracheiros sobre a importância de realizar a logística reversa, informar que temos ecoponto de pneus na cidade, que somente o trabalho em conjunto, do poder público e da sociedade civil, cada um fazendo a sua parte, cuidaremos do nosso meio ambiente e teremos uma cidade mais sustentável, limpa e saudável para todos”, pontuou a secretária da SEURB, Adriana Cardoso.

A Lei Nº 12.305/10, que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, pontua que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pneus são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.

O descarte incorreto de pneus pode gerar multa. A indicação é entregar os pneus inservíveis para o Ecoponto (Ponto de recebimento), no espaço os pneus terão a destinação adequada, e assim não poluirá o meio ambiente.

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Pneumáticos, Câmaras de Ar e Camelback (SINPEC), os pneus são formados por derivados de petróleo, borracha sintética e natural, fumo constituído, metal e têxtil, que aos ser descartado em local inapropriado contamina o meio ambiente.

Para a diretora de Resíduos Sólidos da SEURB e coordenadora da ação, Ana Paula Mendonça, que além de incentivar os descarte dos pneus de forma correta, os donos de borracharias foram orientados em relação à água parada nos centros dos objetos.

“A nossa ação do mutirão de pneus é a quarta edição, e hoje faz parte de um cronograma relacionado ao Dia Mundial da Limpeza, que acontecerá no sábado, dia 16. Então temos o objetivo de ir nas borracharias, de recolher os pneus que não servem mais, os inservíveis, entregar para o Ecoponto para fornecer a destinação correta dos pneus. Além de recolhimento dos pneus, a gente também vai fazer uma ação de orientação ambiental para os borracheiros sobre o descarte regulado desse resíduo, junto com a equipe de endemias, que vai fazer a verificação dos focos de dengue nos pneus, e a equipe da Postura, da Guarda Municipal”, explicou a Ana Paula.

Água parada

A água parada nos pneus, que ficam do lado de fora e sem proteção das borracharias, pode criar um ambiente propício para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya. A equipe da vigilância sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) fez a orientação e colagem de cartazes para conscientização dos proprietários e dos usuários do local.

Serviço:

Ecoponto de pneus -  Av. Zacarias de Assunção, passagem Antônio Barbosa, n.° 221, bairro Centro.

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEURB)

Atendimento de 8h às 14h