Ação itinerante emergencial presta auxílio a afetados por fumaça em comunidade de Águas Lindas

05/10/2023 15h52 - Atualizada em 05/10/2023 17h24

Há 5 dias, os moradores da área dos Correios, no bairro de Águas Lindas, vem padecendo com os focos de incêndio localizados numa área que é do antigo lixão do Aurá que pertence ao município de Belém, mas faz limite com Ananindeua.

Segundo relatos de moradores, a fumaça intensa está causando dificuldades respiratórias, irritação nos olhos, além de outros danos a saúde dos mesmos, pelo fato da fumaça ter resíduos tóxicos provenientes da decomposição dos rejeitos e da emissão de gás metano.

Devido o forte calor, os focos de incêndio na área do lixão ainda persistem, e a fumaça se espalha pelos bairros próximos, prejudicando os moradores. Devido a isso, o Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, esteve no local esta semana e decidiu reforçar o atendimento médico na área.

Com apoio da Secretaria de Saúde de Ananindeua (SESAU) enviou uma força tarefa que está realizando uma Ação Emergencial Itinerante com atendimento paliativo aos moradores do bairro. A Ação Emergencial conta com atendimento Médico,enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmácia, nebulização, aferição de PA e teste de Glicemia, além de distribuição de máscaras descartáveis para a população.

Muitos idosos e crianças procuraram o Consultório Itinerante da Ação para realizar nebulização e para cuidados paliativos, alguns não conseguiam falar devido a dificuldade respiratória ocasionada pela fumaça constante. Como é o caso da dona Ana Lúcia Ferreira, autônoma, que além da dificuldade respiratória, também estava com irritação ocular. "Eu agradeço ao Dr. Daniel pela sensibilidade, por essa humanização com a população de Águas Lindas, ele (o Prefeito) entendeu que estamos precisando de socorro, são idosos, crianças e pessoas doentes passando mal devido a fumaça cada vez mais intensa. Como ninguém da competência pública que rege aqui nos socorreu, o Prefeito de Ananindeua mostrou integridade e humanidade olhando por nós", relatou emocionada, Ana Lúcia.

Até o início da tarde, mais de 150 pessoas haviam sido atendidas na Ação, uma grande parte necessitou realizar o aerossol, e todas receberam medicação para o tratamento paliativo dos problemas respiratórios.

A Ação Emergencial segue hoje, quinta-feira, até as 17h e amanhã, dia 06, sexta-feira, de 8h às 17h. O Consultório Móvel e a Equipe de Atendimento estão posicionados na Estrada da Águas Lindas, entre Rua Independência e Rua Amazônia.