Desempenho da Saúde de Ananindeua se mantém no 1º lugar no Ranking Nacional do Previne Brasil

Avaliação do 2º Quadrimestre do ano aponta que, no rol dos municípios com mais de 500 mil habitantes, Ananindeua tem a melhor Atenção Primária em Saúde (APS).

10/10/2023 14h08 - Atualizada em 14/11/2023 18h02

Com colaboração de Klívia Lilian (Ascom Sesau)

Em 2023, a Atenção Primária em Saúde (APS) do Município de Ananindeua é 1º lugar no Ranking - dos municípios com mais de 500 mil habitantes - do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que avalia quantitava/qualitativamente o atendimento nas unidades básicas de saúde (UBSs) nos municípios brasileiros.
O ISF – índice Sintético Final da APS de Ananindeua, no 2º Quadrimestre desse ano, foi de 9,4 (maio a agosto). É a segunda vez consecutiva que Ananindeua atinge o topo da colocação no rol dos municípios com mais de 500 mil habitantes. No 1ª quadrimestre deste ano, o ISF de Ananindeua deu um salto para 9,35 (janeiro a abril).
De 2021 pra cá, o ISF do município foi aumentando a cada quadrimestre do ano. " Graças aos esforços da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU) para aumentar a qualidade no atendimento das ESFs – Estratégias Saúde da Família. Para se ter uma ideia, no terceiro quadrimestre de 2021, Ananindeua tinha um ISF de 2,87; e no final de 2022, teve um salto no desempenho para 8,5", disse o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel.

Previne Brasil
O Índice Sintético Final (ISF), é a média dos 7 indicadores do Previne Brasil, são eles: Hipertensão, PCCU, Pré-natal, diabetes, vacina, odontológico, atendimento as gestantes que são acompanhados para verificar o desenvolvimento de cada serviço citado.  A cada quatro meses (durante o ano), são realizadas avaliações para medir o desempenho do Programa Estratégia Saúde da Família, sendo que a avaliação do último quadrimestre só é divulgada em janeiro do ano seguinte.
As ações avaliadas, incluem as requalificações das UBSs, a implantação do Prontuário Eletrônico, a equipe médica e de enfermagem, os treinamentos com as equipes de saúde para melhor acolhimento à comunidade, a regularização dos exames e consultas especializadas. Enfim, todo o acompanhamento que a rede de saúde faz nas comunidades, e que são de extrema importância para manter os índices recomendados pelo Ministério da Saúde (MS).
As informações dos sete indicadores do Previne Brasil e seus resultados constam na página do Ministério da Saúde