Ananin SUS Digital: Prontuário Eletrônico é implementado na Clínica Saúde da Família Uirapuru.

35 Unidades Básicas de Saúde (UBS) já estão funcionando com a implementação do Prontuário Eletrônico.

24/10/2023 13h24 - Atualizada em 24/10/2023 21h55

Patrícia Renata foi buscar atendimento na UBS  do Uirapuru"Com esse prontuário eletrônico está muito mais rápido agora. Cheguei aqui, fui atendida pelo médico e já saí com esse documento e minha data do exame agendada. O prefeito está trazendo progresso pra cá”, disse a moradora Patrícia Renata que nesta manhã de terça feira (24), foi buscar atendimento na UBS  do Uirapuru, no Icuí Guajará. A usuária procurou a UBS, pois está com problema nas articulações e ossos, e saiu da unidade já com a solicitação para o exame de densitometria óssea radiodiagnóstico, marcada para o dia 03/11 em hospital conveniado com a rede pública de saúde.

A Clínica Saúde da Família Uirapuru, recebeu nesta manhã (24) a implementação do AnaninSUS Digital, o prontuário eletrônico além de facilitar e modernizar o atendimento nas UBS, colabora com o desenvolvimento sustentável, já que substitui o prontuário em papel. Na ocasião estiveram presentes o Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos; a Secretária de Saúde, Dayane Lima; a Gerente da UBS Lêda Monteiro; vereadores e usuários da Rede de Saúde de Ananindeua.

PEC agiliza o atendimentoPara o Doutor Murilo Pantoja, médico da Saúde da Família, a implementação do PEC facilita e agiliza o atendimento. "O Sistema é de fundamental importância, para que a gente aplique um dos fundamentos do SUS que é a 'longetudinalidade' do paciente, para que tenhamos todas as informações do mesmo contidas no sistema, e que no retorno dele nenhuma informação seja perdida e desse modo possamos dar andamento ao melhor tratamento e melhor condução terapêutica para aquele paciente".

O sistema funciona de maneira integrada, o paciente passa pela triagem e depois encaminhado para atendimento médico via sistema, tendo seu atendimento iniciado imediatamente. Os dados dos atendimentos são salvos também no ConectSus, aplicativo utilizado para ter acesso a carteira de vacinação digital.

"Essa modernização é necessária como um todo, não somente aqui em Ananindeua como no Brasil inteiro. E aqui na Uirapuru, com o prédio reformado e a estrutura excelente que foi entregue, o Sistema veio para contemplar essa estrutura entregue, além de aperfeiçoar e agilizar ainda mais o nosso trabalho aqui na Unidade. a Gestão está de parabéns por implementar o PEC nas Unidades de Saúde", enfatizou o Dr. Murilo.

Secretária de Saúde, Dayane Lima, Dr.Murilo e o Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos

Conecte SUS Cidadão

O Conecte SUS Cidadão é o aplicativo gratuito do Ministério da Saúde, onde o cidadão pode visualizar as interações realizadas nos pontos de atenção primária à saúde, e acompanhar o seu histórico no Sistema Único de Saúde (SUS), como exames, vacinas, dispensação de medicamentos e localização de estabelecimentos de saúde.

O cidadão que ainda não possui o aplicativo, pode fazer o download através das plataformas de Android, acessando a Play Store e iOS através da App Store, de forma gratuita e realizar seu cadastro, a ferramenta também pode ser acessada pelo computador com acesso à internet através do site http://conectesus-paciente.saude.gov.br