CERTEA de Ananindeua é o primeiro Centro Municipal Especializado em Transtorno do Espectro Autista

Referência para tratamento de pessoas com TEA, o espaço contará com uma super estrutura, além de uma equipe multidisciplinar de profissionais.

26/10/2023 16h20 - Atualizada em 26/10/2023 17h32
Secom

Dona Adriane Cruz, mãe do sorridente Emanoel, que é atendido pelo CAPSi há 7 anos.A história do diagnóstico de TEA do Emanuel, 11 anos, começou há 8 anos, quando um familiar observou e alertou os pais da criança que ele poderia ter autismo. “Levei ele no Pediatra e ele nos orientou como prosseguir. Iniciamos a jornada pela UEPA, depois pela UFPA e fomos transferidos para cá, para iniciar o TO (Terapia Ocupacional). O tratamento dele começou aqui há sete anos, fomos acolhidos de braços abertos por profissionais muito capacitados, aptos para realizar o trabalho especializado com uma criança do Espectro Autista e os demais que eles acolhem aqui”, contou de modo emocionado, a mãe da criança, dona Adriane Cruz.

Segundo dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), de março de 2023, cerca de 11.785 indivíduos se declararam com alguma deficiência, dos quais 3.970 se auto referiram com deficiência intelectual/ cognitiva. 

Coordenadora do CAPSi, Francilene AvizEm Ananindeua, o acolhimento e tratamento dessas crianças e adolescentes é realizado pelo CAPSi, disse a Coordenadora do local, Francilene Aviz. “O CAPSi tem 13 anos de funcionamento, somos referência no tratamento de saúde mental, severa e persistente; e há 7 anos passamos a atender crianças e adolescentes, de 0 até os 18 anos, com TEA (Transtorno do Espectro Autista). No CAPSi, atendemos cerca de 630 crianças mensalmente e nesses 7 anos de portas abertas para os pacientes com TEA, cerca de mais de 3.500, entre crianças e adolescentes, já foram atendidos por nós”. 

Francilene, ressalta que o crescimento constante do diagnóstico de crianças e adolescentes com TEA (transtorno do Espectro Autista), faz com que a procura pelo atendimento se intensifique. Devido a essa demanda intensa, a Gestão do Município de Ananindeua viu a importância de implantar um Centro referenciado de tratamento para essa população.

“Aqui no CAPSi trabalhamos de portas abertas para o acolhimento e atendimento dessas crianças e adolescentes. A inauguração do CERTEA é de suma importância, pois irá atender de modo específico para reabilitação física e intelectual desses pacientes que tanto precisam de atendimento especializado e personalizado para portadores de TEA”, reforça a Coordenadora do CAPSi.

“Ele não falava e não se expressava de nenhuma forma, era uma criança muito fechada e de aparência triste. Hoje, após o acompanhamento que ele faz aqui no CAPSi, com a Equipe Multidisciplinar, ele vem evoluindo cada dia mais. Já está aprendendo a ler e para mim como mãe é de grande felicidade e gratidão”, relata emocionada, Adriane Cruz, mãe do Emanuel Éleres, 11 anos.

O pequeno Lucas, era só alegria junto com sua mamãe Emília, após o primeiro atendimento no CAPSiEstando pela primeira vez no CAPSi, o pequeno Lucas, iniciava seu processo avaliativo para perfil TEA. A dona Emília Ferreira, mãe da criança, era só elogios ao atendimento e exaltava felicidade na expectativa pela inauguração do CERTE. “A psicóloga da escola me chamou para conversar sobre os indícios que meu filho pode ter autismo, bateu com quase todo o dia a dia dele. Hoje, estamos aqui pela primeira vez, e fomos muito bem atendidos. Acredito que o novo Centro será muito bom para as crianças que tem autismo, que hoje está havendo muitos diagnósticos de autismo em crianças e ter essa assessoria especializada para eles é muito bom, nas dificuldades que eles possuem, é muito importante a inauguração desse Centro referenciado pra eles”.

O CERTEA de Ananindeua, será um local para reabilitação física e intelectual, para o atendimento às pessoas com deficiência física e/ou intelectual; além de ser uma válvula de auxílio para a produção da autonomia e participação efetiva das crianças e adolescentes na construção de projetos de vida pessoais e sociais.

A Equipe será composta por Fisioterapeutas, Médico Ortopedista, Psiquiatra, Neuropediatra, Enfermeiros e Técnicos de enfermagem, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Terapeuta Ocupacional, Serviço social, Nutricionista, Pedagogo e Psicopedagogo e Educador Físico.

Contará com os espaços para acolhimento (recepção); sala de reabilitação física; sala de psicomotricidade; sala de estimulação intelectual infantil; sala de estimulação intelectual a adolescentes e uma área destinada para hidroginástica e hidroterapia, que foram planejados minuciosamente para acolher com amor os futuros usuários.

“Agora, com a Inauguração do primeiro CERTEA, para todas nós mães, será uma felicidade em poder ter o local especializado para o tratamento dos nossos filhos. Creio que será maravilhoso, só tenho a agradecer aos nossos Gestores e a nossa Deputada Dra. Alessandra, por terem nos proporcionado esse bem”, declara a mãe do sorridente Emanuel, a dona Adriane Cruz.

O Centro Especializado em Reabilitação e Referência em Transtorno do Espectro Autista (CERTEA), será inaugurado nesta sexta-feira, 27, às 9h e está localizado na Avenida Cláudio Sanders, número 1600, no bairro do Maguari. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 18h00. 

Como será o atendimento no CERTEA?

Na Reabilitação físico e motora, serão atendidos pacientes que necessitam de tratamento com fisioterapia.

Já os pacientes com necessidades intelectuais do Espectro Autista, crianças e adolescentes entrarão no CERTEA através da Rede de Saúde, cuja porta de entrada são as Unidades de Saúde ou CAPS. Após acolhimento serão encaminhados para avaliação e caso tenham o perfil, posteriormente serão encaminhados para o CERTEA.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) 

O transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.  

O TEA começa na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, as condições são aparentes durante os primeiros cinco anos de vida.  

Indivíduos com transtorno do espectro autista frequentemente apresentam outras condições concomitantes, incluindo epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O nível de funcionamento intelectual em indivíduos com TEA é extremamente variável, estendendo-se de comprometimento profundo até níveis superiores.