Centro POP de Ananindeua abraça a campanha Novembro Azul

17/11/2023 09h00 - Atualizada em 17/11/2023 15h27
Secom

Como incentivo e apoio à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), em parceria com a Secretaria de Saúde (SESAU), por meio da equipe do Consultório na Rua, realizou nesta quinta-feira (16) uma ação direcionada aos usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). 

"O Novembro Azul é uma campanha que circula na internet e nos principais veículos tradicionais de massa, mas essa informação nem sempre chega a esse público. Aqui, buscamos levar conhecimento e informações às pessoas em situação de rua. Nesse mês intensificamos nossas atividades no combate ao câncer de próstata, pois, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido a essa doença”, ressaltou a coordenadora do Centro POP, Léa Barros.

A ação incluiu palestras, rodas de conversas e atividades lúdicas sobre a temática. Além de massagem e corte de cabelo. A doutora Núbia Tavares, médica da UBS Aurá, deixou um alerta.

“Quando a gente vem uma ação dessa, procuramos conscientizá-los, orientá-los, deixá-los à vontade. Mostrando que eles não estão sozinhos e que essa é uma doença que atinge todos os homens, independente se ele vive em situação de rua ou não. Então se cuidem, se observem. Os profissionais da saúde estão sempre aqui para atender vocês”, declarou Núbia.

R.S, de 55 anos, apoiou a iniciativa. “É muito importante essa ação, porque essa doença prejudica muito o homem. É muito bom saber que podemos contar com a Prefeitura de Ananindeua”.

No Centro POP, a população em situação de rua pode ter acesso aos serviços de atendimento técnico individual, psicossocial, orientação jurídica, encaminhamentos à rede socioassistencial, cadastro único para programas sociais e demais políticas públicas, cursos de qualificação profissional, entre outras atividades, a fim de incentivar o protagonismo e a participação desse público na sociedade. O espaço também oferece serviços básicos de alimentação e higiene pessoal, além de espaço para lavagem de roupas e entrega de kits de higiene pessoal.

Somente este ano de 2023, o centro realizou 16 mil 774 atendimentos, comparado ao ano de 2020 foram 11 mil 327, um crescimento de 48%. A unidade realiza atendimento socioassistencial às pessoas em situação de rua, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizado na Rua São Paulo, nº 2, BR 316, Km 3, no bairro Atalaia.