Dia D da campanha contra Poliomielite resulta em mais de 1.500 crianças vacinadas em Ananindeua

Saiba onde vacinar nos dias 09/06 (domingo) e 14/06 (sábado)

08/06/2024 16h05 - Atualizada em 08/06/2024 20h35

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), realizou neste sábado (08) o 'Dia D' da campanha nacional de vacinação contra Poliomielite, ocasião em que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as Clínicas Saúde da Família e o Posto Avançado de Vacinação (localizado no 2º piso do Shopping Metrópole) estiveram até às 17h. O resultado foi 1.522 crianças de zero a menores de 5 anos de idade vacinadas.

Dona Nazaré e a pequena Bianca.Dona Nazaré não perdeu tempo e levou a neta, a pequena Bianca de 3 anos, para se vacinar. “Essa minha neta é meu tesouro, minha alegria. Eu cuido da saúde dela com o maior zelo e a vacinação é pensar no futuro de nossas crianças, por isso que estou aqui hoje”. Já Bianca, cheia de sorrisos disse. “Não foi ruim a gotinha. Gostei”.Jamile de Leão, sempre mantém a caderneta de vacinação em dia.

Jamile de Leão, mãe do Pierre de apenas 1 ano, comentou. “Só esperei o shopping abrir para eu poder vir trazer ele. É importante tomar a vacina da poliomielite porque evita doenças. Eu sempre mantenho a caderneta de vacinação dos meus filhos atualizada, porque não quero que nada de mal aconteça com eles. É sempre bom se prevenir e manter nossos filhos saudáveis. Trazer eles também é uma forma de dar exemplo, pois minha filha mais velha gosta de se vacinar, então quando ela já sabe que está tendo o período de campanha ela já diz: mãe vamos se vacinar!”.

Diretora do Posto de Vacinação, Ana Braga.Mesmo com o sucesso do 'Dia D', conforme análise da SESAU, ainda faltam crianças tomarem a gotinha contra a poliomielite. A diretora do Posto Avançado de Vacinação, Ana Braga, ressalta a importância da adesão às campanhas. “Para impedir que doenças evitáveis por meio dos imunizantes ocorram no Brasil, é essencial manter taxas altas e homogêneas de coberturas vacinais. Pedimos aos pais ou responsáveis que ainda não levaram os pequenos para serem imunizados, que se dirijam até a unidade de saúde mais próxima de sua residência para a revisão da caderneta e a imunização, caso necessário. Só assim teremos nossas crianças protegidas de inúmeras doenças! A vacina é um ato de amor”.

E continuou. “Nossa expectativa é que o município de Ananindeua consiga vacinar pelo menos 90% do público-alvo. A gotinha impede que a paralisia infantil retorne ao Brasil, evitando que as crianças fiquem doentes e com limitações físicas irreversíveis”.

Além da vacina contra poliomielite, estará disponível também outras vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), como a BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela, hepatite A, COVID pediátrica, entre outras.

Raquel Furtado levou os filhos para atualizar a caderneta vacinal.Raquel Furtado, mãe do Heitor de 5 anos e da Isabela de 1 ano, foi ao posto para atualizar a caderneta vacinal. “A vacinação é extremamente importante, pois é a melhor forma da gente prevenir doenças. Hoje trouxe os meus filhos para tomarem a tríplice viral e febre amarela, pois vivemos em um local amazônico, então a gente tem que ter esse cuidado. Sempre ter a caderneta atualizada. Então, temos que estar atentos ao período de vacinação para manter a saúde dos pequeninos”.

O que é a Poliomielite?

Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Onde vacinar nos dias 09/06 (domingo) e 14/06 (sábado)?

Nas oito UBSs participantes do Programa Saúde Todo Dia: UBS Ananindeua, UBS Guanabara, UBS Águas Brancas, UBS Celso Leão, UBS Ana Maria Moraes, UBS Paulo Frota; UBS Nova Zelândia e UBS Patrícia Sarmento) e no Posto Avançado de Vacinação (no 2º piso do Shopping Metrópole).