Dia Nacional do Diabetes: saiba onde encontrar atendimento para a doença em Ananindeua

26/06/2024 17h58 - Atualizada em 26/06/2024 19h59

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) atende pacientes diabéticos em todas as Unidades Básicas de Saúde e Clínicas Saúde da Família. Basta o paciente procurar a unidade mais próxima de sua residência e buscar o atendimento.

Além disso, a Prefeitura de Ananindeua também tem um centro especializado em cuidados com o pé diabético - o Centro do Pé Diabético, localizado na Clínica Saúde da Família Lago Azul, na Cidade Nova, bairro do Coqueiro.

O que é o Diabetes?

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, conseqüentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

O que é o Centro do Pé Diabético de Ananindeua?

É um Centro de assistência no tratamento das lesões de média e alta complexidade nas pessoas com diabetes.

Como receber o atendimento?

Se dirija até a Unidade Básica de Saúde do seu bairro e caso seja referenciado para tratamento específico, você será encaminhado para o Centro do Pé Diabético, onde receberá tratamento específico que possibilitará a cura da lesão.

Lembrando que o acompanhamento é feito em conjunto pela UBS e pelo Centro do Pé Diabético.

Quais documentos devo levar? (originais e cópias )

• Encaminhamento da Unidade Básica de Saúde;
• RG;⁠
• Cartão do SUS;
• Laudo médico atualizado (até 30 dias);
• Comprovante de Residência (atual).

Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Localização

Avenida Alessandro Novelino, 2088 - Bairro do Coqueiro (em frente ao Hospital Modelo).