Prefeitura de Ananindeua inaugura primeiro Pronto Socorro Municipal
Hospital possui 75 leitos, sendo dez de UTI, e oferece cirurgias, enfermaria, exames e mais
Secom
Primeiro Pronto Socorro de Ananindeua.Momento histórico e aguardado pela população: Ananindeua ganha seu primeiro Pronto Socorro Municipal. Na manhã desta quinta-feira (4), a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), inaugurou o PSMA - Pronto Socorro Municipal de Ananindeua, localizado na Avenida Mário Covas, n.º 2358, esquina com a Avenida Hélio Gueiros.
Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos.
Doutor Daniel Santos, prefeito de Ananindeua, celebra: “hoje é um dia histórico, de realização de um sonho. Ananindeua ganha seu primeiro Pronto Socorro Municipal; um lugar que, com certeza, vai salvar muitas vidas. A nossa gestão não é feita só por mim, ela é feita por cada um dos que trabalham todos os dias com a gente, seja em uma escola, seja em uma UPA, seja agora no hospital. Obrigado a cada servidor. E destaco que mais importante do que um prédio bonito, moderno e equipado, é como o paciente vai ser bem recebido aqui, porque cada paciente é o amor da vida de alguém”.
Ana Cleide Gonçalves, ao lado da filha, a pequena Monique Gonçalves.
“Sou moradora do bairro de Águas Brancas, em Ananindeua, e sei que essa inauguração é muito importante pra toda a população. Porque, antes, quando a gente precisava de alguns serviços de Pronto Socorro, tínhamos que procurar em outro município, mas, agora, temos nosso hospital”, relatou a Ana Cleide Gonçalves, ao lado da filha, a pequena Monique Gonçalves. “Está tudo moderno e bonito; realmente maravilhoso. Gratidão à Prefeitura e ao prefeito Daniel Santos”, destacou.
Técnico em enfermagem Gleydson Ferreira, "estrutura totalmente inovadora!".Quanto à estrutura e modernização presente no Pronto Socorro Municipal de Ananindeua, o técnico em enfermagem Gleydson Ferreira reflete: “recebemos um hospital com uma estrutura totalmente inovadora! São equipamentos novos, que vão ajudar a agilizar o fluxo dos atendimentos dos pacientes. Então, a população vai ser bem atendida e haverá uma espera menor dos pacientes”.
São aproximadamente 3.000 m², com pronto atendimento regulado pelas UPAs, que levarão os pacientes ao Pronto Socorro Municipal de Ananindeua (PSMA). Ao passar por uma triagem, o paciente será encaminhado para a enfermaria, leitos, bloco cirúrgico ou demais atribuições disponíveis, como exames de imagens e laboratoriais. E vale destacar que pacientes de perfil de urgência serão levados pelo Corpo de Bombeiros ou pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Diretor técnico e clínico do PSMA, o Doutor Kleison Santana.Diretor técnico e clínico do PSMA, o Doutor Kleison Santana explica: “o paciente deve procurar, inicialmente, o atendimento nas UPA’s, onde serão os pontos de atendimento, nos quais será feita uma triagem e serão feitos os diagnósticos. Após isso, o paciente será encaminhado aqui para o nosso hospital, sendo acolhido pela equipe médica e sendo direcionado para o tratamento, seja clínico ou cirúrgico, onde teremos equipe de cirurgia de plantão 24 horas”.
Bloco cirúrgico do PSMA.O bloco cirúrgico do PSMA é composto por duas salas para cirurgias de urgência e eletivas. “Nosso hospital oferece cirurgias gerais e também clínicas. Por exemplo, em casos de cirurgia de hérnia e de pedra na vesícula, que são casos muito comuns na população, nosso hospital vai atender aos pacientes. A porta de entrada são as UPA’s e Urgências. Após os exames e o diagnóstico médico, encaminha-se o paciente ao Pronto Socorro, onde já vai iniciar o atendimento, de forma rápida”, explicou a secretária de saúde de Ananindeua, Dayane Lima.
Secretária de saúde de Ananindeua, Dayane Lima.A titular da SESAU Ananindeua ressalta: “além disso, vamos ter, aqui, uma base do SAMU, que fará resgates e trará para cá”.
Gestora da unidade, Samantha Lobato.Gestora da unidade, Samantha Lobato descreve alguns dos serviços oferecidos pelo PSMA: “contamos com sala de triagem, dois blocos cirúrgicos e leitos tanto enfermaria, quanto de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), bem como realizaremos exames laboratoriais e de imagem, como o de raio X”. Com a sensação de dever cumprido, ela agradece: “a gente sabe que Ananindeua está crescendo cada vez mais e sou grata em saber que esta gestão municipal é muito comprometida com saúde da população”.
O hospital conta com 75 leitos ao todo, sendo 65 leitos clínico-cirúrgicos e 10 leitos de UTI. O que representa uma expectativa de 2.250 pacientes nos leitos a cada mês.