CRAS realiza ação alusiva ao Outubro Rosa com foco na prevenção do câncer de mama e do colo uterino
Secom
Ação alusiva ao "Outubro Rosa".De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deverá registrar 73.610 novos casos de câncer de mama até 2025, com uma taxa de incidência estimada em 66,54 casos por 100 mil mulheres e cerca de 18 mil mortes. Assim, a Prefeitura de Ananindeua, por meio das secretarias municipais, intensificou os serviços de prevenção ao câncer de mama e do colo uterino.
A Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), com o apoio da Secretaria de Saúde (SESAU), promoveu uma ação alusiva ao "Outubro Rosa", com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção. O evento foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Complexo do VI.
Regina Arrais, coordenadora do CRAS.Regina Arrais, coordenadora do CRAS, explicou que o evento foi planejado para oferecer uma abordagem integrada, unindo serviços de assistência social e saúde. “Além das palestras educativas, oferecemos aferição de peso, altura, avaliação de IMC, medição de pressão arterial e glicemia. Tivemos também atividades de dança, para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, proporcionando alegria e bem-estar aos nossos usuários. Nossa intenção é oferecer um cuidado completo, que vá além da prevenção ao câncer e inclua orientações para um estilo de vida saudável.”
Enfermeira Valquíria da Silva.A enfermeira Valquíria da Silva, da UBS Enf. Patrícia Sarmento, destacou a importância da articulação entre as secretarias. “Realizar uma atividade conjunta é extremamente válido, pois, enquanto o CRAS trabalha com a vulnerabilidade social, na saúde focamos nas condições clínicas. O CRAS, por exemplo, não consegue encaminhar diretamente para mamografia ou consultas médicas, assim como nós, na saúde, não podemos fornecer benefícios sociais. A parceria permite que a população seja atendida em todas as suas necessidades. Neste evento, contamos também com a parceria da Escola DNA.”
Durante o evento, especialistas ministraram palestras sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e do colo uterino, destacando métodos de prevenção, o autoexame e a importância de consultas regulares e exames como a mamografia.
Maria Antônia na prevenção do câncer.Maria Antônia, de 74 anos, participou da ação e comentou sobre o impacto positivo do evento. “Há cinco anos participo das atividades do CRAS e sempre aprendo muito. Hoje, além de aprender mais sobre a prevenção do câncer, consegui solicitar alguns exames, o que me deixa muito mais tranquila, e ainda pude rir e dançar com minhas amigas.”
Regina de Sousa, de 65 anos, ressaltou a importância dos serviços oferecidos. “Além das orientações sobre os cuidados com o câncer, gostei muito de medir minha pressão e glicemia. Muitas vezes, acabamos deixando a saúde de lado, e ações assim nos lembram da importância de cuidar do corpo todo.”
Grace Soares, secretária da SEMCAT, enfatizou que a disseminação de informações e a conscientização sobre doenças fazem parte das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários (SCFV). “É fundamental promover ações de prevenção, especialmente as voltadas ao diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama e do colo uterino, que afetam tantas mulheres e homens. Nosso objetivo é valorizar a vida. No próximo mês, daremos continuidade com a campanha Novembro Azul.”