Servidores públicos de Ananindeua participam de curso básico de primeiros socorros
Um dos objetivos é fazer com que os conhecimentos sejam multiplicados
Secom
Servidores públicos de Ananindeua participaram do curso de primeiros socorros.Com o objetivo de fazer com que os servidores públicos de Ananindeua pudessem ter um conhecimento maior sobre os primeiros socorros, os profissionais da Defesa Civil de Ananindeua juntamente com integrantes do Corpo de Bombeiros ministraram os fundamentos básicos para quem um dia sentir a necessidade de usar atitudes emergenciais para a sobrevivência de quem estiver passando por um momento de saúde grave.
O curso foi realizado durante esta quarta-feira (06), na sede do Grupamento de Socorro e Emergência do CBMPA. Participaram do curso servidores públicos da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) e voluntários da Defesa Civil.
Dentre os temas abordados, destacam-se: avaliações de cena e inicial das vítimas; e também as emergências clínicas médicas como desmaio, convulsões, engasgos (obstrução de vias aéreas), parada cardiorrespiratória, hemorragias, fraturas, imobilizações e transporte de vítimas.
Cristiane Ataíde, coordenadora da Defesa Civil, relata sobre a importância do conhecimento passado no curso.De acordo com Cristiane Ataíde, coordenadora da Defesa Civil de Ananindeua, é muito importante capacitar os servidores públicos sobre os procedimentos corretos caso alguma situação de emergência. “A nossa proposta é promover cursos como esse, pelo menos, duas vezes por ano. Queremos também levar conhecimentos para as escolas públicas e para comunidade de um modo geral. Às vezes, as pessoas não sabem lidar nestas situações e uma pequena atitude já poderá salvar uma vida. Em breve, haverá um módulo dois e que está previsto agora para dezembro”, avisou.
Subtenente Augusto, do Grupamento de Socorro e Emergência do Corpo de Bombeiros, afirma que o conhecimento obtido pode salvar vidas.Já para o subtenente Augusto do Grupamento do Socorro e Emergência do Corpo de Bombeiros, uma das metas deste curso é também multiplicar o uso das medidas de primeiros socorros para atender o público de uma maneira geral. “A ideia dessa capacitação é ampliar a quantidade de pessoas que tenham esta 'expertise' no atendimento de situações primárias. Como também atender as portarias do Ministério da Saúde em relação ao aumento do número de pessoas capacitadas em relação aos primeiros socorros”, afirmou.
Raquel Santos, guarda municipal (patrulha Maria da Penha), conta sobre o que mais achou de interessante.Segundo Raquel Santos, guarda municipal de Ananindeua (Patrulha Maria da Penha), estes tipos são muito importantes, pois podemos usar os conhecimentos para o nosso dia a dia. “O que estamos aprendendo aqui, poderemos ter a capacidade de passar para outras pessoas, e isto também é de extrema importância”, enfatizou.