SAE/CTA de Ananindeua: O que você precisa saber sobre prevenção e tratamento de ISTs
Ananindeua possui o SAE/CTA em combate às ISTs
Secom
SAE/CTA Ananindeua.A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), reforça o compromisso com a saúde pública oferecendo atendimento especializado no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Esses centros são referências no tratamento e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV/AIDS, sífilis e hepatites virais.
Prevenção com PEP e PrEP
O município está preparado para disponibilizar as principais estratégias de prevenção contra o HIV: a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição).
PEP: indicada para situações emergenciais, como relações sexuais desprotegidas ou rompimento de preservativo, deve ser iniciada em até 72 horas após a exposição e tomada por 28 dias.
PrEP: voltada para pessoas em situação de risco contínuo, consiste no uso diário de medicamentos para evitar a infecção pelo HIV.
Evelyn Sampaio. coordenadora de ISTs em Ananindeua.Rede de Testagem e Tratamento
De acordo com Evelyn Sampaio, coordenadora de ISTs em Ananindeua, a estrutura do município começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde os cidadãos podem realizar testes rápidos para ISTs. Em casos positivos, os pacientes são encaminhados para o SAE/CTA, onde recebem atendimento de uma equipe multiprofissional composta por tecnicos de enfermagem, tecnicos de laboratorios, farmacêutico, enfermeiros, médicos, odontologo, tecnico em higiene bucal, fisioterapeutas, , assistente social, biomédicos, psicólogos, terapeuta ocupacional e nutricionista.
“O cidadão pode realizar a testagem rápida para ISTs na UBS mais próxima. Caso o teste seja reagente, ele é encaminhado para o SAE/CTA, onde recebe acolhimento e tratamento especializado com diversos profissionais”, explica Evelyn.
Eliana Holanda, gestora do CTA.A coordenadora do CTA, Eliana Holanda, reforça que o objetivo do Centro de Testagem Aconselhamento é garantir a adesão dos pacientes ao tratamento, promovendo qualidade de vida e prevenção de novos casos.
ISTs: O que você precisa saber
HIV/AIDS: O vírus ataca o sistema imunológico. O tratamento contínuo com medicamentos pode reduzir a carga viral a níveis indetectáveis, impedindo a transmissão.
Sífilis: Transmitida por uma bactéria, a doença pode passar despercebida, mas pode causar danos graves no estágio terciário. O tratamento é feito com penicilina gratuita.
Hepatites B e C: Apesar de menos sintomáticas, podem causar complicações graves. A vacina contra a hepatite B está disponível na rede pública.
Emergências e Acesso aos Serviços
Casos de emergência, como exposição ao HIV, devem ser tratados com urgência. A PEP é uma ferramenta crucial que exige agilidade no início do tratamento.
Endereço do SAE/CTA Ananindeua: Rua Claudio Sanders, 1520. Maguari - Ananindeua.
O município reforça a importância da conscientização e prevenção nesse "Dezembro Vermelho". O uso de preservativos, aliado ao acesso aos tratamentos preventivos como PEP e PrEP, são fundamentais para reduzir os índices de infecções.
Ananindeua segue como exemplo na luta contra as ISTs, oferecendo cuidado integral e gratuito para sua população.